Inflação: Santos Silva diz que apoios são muito importantes mas deixa debate para partidos

Agência Lusa , NM
6 set 2022, 21:12
Augusto Santos Silva (Lusa/António Cotrim)

Presidente da Assembleia da República reconhece que há muitas famílias a atravessarem um momento difícil

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou esta terça-feira “muito importante” que as famílias tenham apoios no momento difícil atual, remetendo para os grupos parlamentares e deputados o debate sobre o pacote apresentado pelo Governo.

Augusto Santos Silva visitou esta terça-feira a Feira do Livro de Lisboa, tendo sido questionado pela agência Lusa sobre o pacote de medidas de apoio às famílias para fazer face à inflação apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, na segunda-feira.

“O que eu registo, como presidente da Assembleia da República, é que como o primeiro-ministro tinha anunciado no debate em julho, o Governo apresentou ontem à Assembleia da República uma proposta de lei com um conjunto de medidas. A Assembleia da República começou a fazer a sua parte”, começou por responder.

Na opinião de Santos Silva, “é muito importante que as pessoas e as famílias disponham de medidas de apoio neste momento difícil que, nacional e internacionalmente”, se está a atravessar.

“Evidentemente agora os grupos parlamentares, os deputados pronunciar-se-ão sobre a proposta do Governo. Eu não devo antecipar esse debate”, disse.

O presidente da Assembleia da República referiu esta terça-feira que a conferência de líderes parlamentares agendou “para o próximo dia 16 o debate na generalidade dessa proposta” e também já foi antecipada a sua votação final para dia 22 de setembro “para que as medidas possam entrar em vigor já em outubro”.

A conferência de líderes agendou para dia 16 as propostas do Governo no âmbito do pacote de apoios sociais que precisam da aprovação do parlamento: a proposta de redução do IVA da eletricidade de 13 para 6% e o travão ao aumento das rendas nos 2%.

A proposta de lei do Governo que será discutida na próxima semana estabelece ainda um regime transitório de atualização das pensões, que já foi criticado por alguns partidos da oposição.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados