Um artigo do Financial Times coloca a histórica gelataria Santini entre as melhores 22 lojas do mundo para saborear gelados
O verão é a altura predileta para saborear um gelado: as temperaturas altas, o sol e o período de férias são características que nos deixam especialmente afim de uma destas sobremesas congeladas feitas geralmente à base de água, leite ou frutas. Em qualquer país do mundo, existem gelatarias que são consideradas verdadeiras instituições – seja pela sua história ou qualidade – e Portugal não é excepção.
Para o jornal britânico Financial Times, uma das melhores gelatarias do mundo é portuguesa e fica localizada na vila de Cascais, nos arredores de Lisboa. Num artigo de 2022, compilado por Rossana Dodds, e republicado na semana passada no FT Edit, uma seleção diária de textos do Financial Times, a gelataria Santini é descrita como “a instituição portuguesa de gelados kitsch que abriu em 1949”, figurando ao lado de instituições históricas do gelado como a gelataria Berthillon em Paris, ou o Caffè Sicilia, em Noto, Itália.
“As famílias acorrem agora a salões em todo o país, mas o da elegante Avenida Valbom, em Cascais, oferece sabor e uma excelente observação de pessoas – se conseguir perdoar o seu interior branco e ofuscante. Os sorvetes são dignos de peregrinação”, escreve a jornalista Sophie de Rosée sobre uma das quatro lojas da marca na vila.
A história da Santini remonta a agosto de 1949, quando abriu a primeira loja na praia do Tamariz, no Estoril. Fundada por Attilio Santini, a marca de gelados artesanais cresceu rapidamente: logo em 1954 foi publicada na capa da revista italiana Epoca uma fotografia da princesa Maria de Beatriz de Saboia a comer um gelado na gelataria da Santini.
Mais de 75 anos depois da sua fundação, os gelados da Santini continuam a ser feitos da mesma maneira: a fruta é recebida diariamente e sujeita a um teste de controlo de qualidade; é lavada e descascada à mão e depois é extraída a sua polpa. Só depois é dado início ao processo de pasteurização (para alguns sabores). O passo seguinte é a colocação da mistura numa máquina e a sua conservação posterior em câmaras frigoríficas. Atualmente, existem disponíveis entre 50 e 60 sabores.
Em 1971, a histórica loja mencionada no artigo do Financial Times seria inaugurada na Avenida Valbom, em Cascais, mantendo-se aberta até hoje.
Desde 2009, a gelataria é gerida pelas famílias Santini e Botton e conta com 11 lojas espalhadas entre Lisboa, Cascais e o Porto.