Em causa está uma fotografia que duas pessoas tiraram na residência oficial da chefe de Governo
Sanna Marin, a primeira-ministra finlandesa, tem estado sob pressão política e mediática: depois de vídeos em que aparece a dançar e a cantar animadamente serem amplamente divulgados a semana passada, surge agora uma fotografia capturada na residência oficial que gerou polémica e que levou Sanna Marin a pedir desculpa.
Na fotografia, partilhada esta semana, estão duas mulheres conhecidas pelo povo finlandês a dar um beijo enquanto agarram as camisolas, deixando o troco despido, e tapam o peito com uma placa em que se lê "Finlândia".
A fotografia poderia ter passado despercebida e não ser associada a Sanna Marin, uma vez que a governante não é uma das protagonistas. Contudo, o momento capturado ocorreu na sua residência oficial, Kesäranta, em Helsínquia, segundo refere o tabloide finlandês Iltalehti, o que levou a que os jornalistas a questionassem sobre o assunto.
Numa conferência de imprensa que decorreu esta terça-feira, a primeira-ministra confirmou que se tratava da residência oficial, acrescentado que a imagem tinha sido tirada durante uma festa decorrida em julho depois de um festival. A ousadia da imagem levou a que a primeira-ministra pedisse desculpa.
"Na minha opinião, a fotografia não é apropriada. Peço desculpa por isso. Este tipo de fotografia não deveria ter sido tirada, mas nada de extraordinário aconteceu na reunião", referiu, citada pela Reuters.