Imagens inéditas e vídeos do espaço. Ser astronauta na era do TikTok

CNN Portugal , FMC
12 jun 2022, 23:22
Samantha Cristoforetti (NASA/ Getty)

A astronauta Samantha Cristoforetti está na sua segunda missão espacial e no TikTok é a primeira a mostrar como é a vida fora do nosso planeta

Chama-se Samantha Cristoforetti, é a primeira astronauta mulher italiana e um verdadeiro sucesso no TikTok. Com milhares de seguidores e vídeos que já alcançaram milhões, é possível ver na conta de Samantha a experiência única de estar no meio da Galáxia.

A interação com os utilizadores de redes sociais não é, no entanto, novidade na carreira desta astronauta, porque já o fazia no Twitter, onde conta com 980 mil seguidores. A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), é a primeira a mostrar no TikTok a vida de quem já passou para além do planeta Terra.

Desde vídeos que dão a conhecer a equipa, que mostram o momento de descolagem e que revelam como é um dia-a-dia na vida de um astronauta, a conta de Samantha Cristoforetti é um sucesso. Talvez pela singularidade e fascínio da profissão. E também para matar essa curiosidade, já mostrou imagens impressionantes do que se vê espaço. 

@astrosamantha Aurorae from space✨ #SpaceTok #Aurora #Earth ♬ Paris - Else

Contudo, o vídeo com o maior número de visualizações é uma simples demonstração de como uma tolha molhada se comporta sem gravidade. O número de pessoas que já o viu supera o número de residentes em Portugal, tendo mais de 17 milhões de visualizações, dois milhões de gostos, mais de 27 mil comentários e mais de 18 mil partilhas. 

@astrosamantha Don’t panic and always carry a towel! 🧖🏽‍♀️#TowelDay #MissionMinerva #SpaceTok ♬ original sound - Samantha Cristoforetti

A italiana ganhou ainda destaque quando esteve presente, mesmo no meio do universo, no festival da Eurovisão de 2022.

Samantha Cristoforetti está na segunda missão espacial, denominada de Minerva, nome da deusa romana da sabedoria e das artes. Segue com mais quatro pessoas numa longa viagem - desde 27 de abril - a bordo de uma cápsula da SpaceX, do fundador Elon Musk. Esta é a quarta tripulação a viajar para a ISS.

A primeira missão de Samantha foi em 2014, altura em que bateu o recorde da mulher que passou mais tempo no espaço: 199 dias. No entanto, foi ultrapassada em 2017 por Peggy Whitson e subsequentemente em 2019 por Christina Koch.

Uma inspiração para mulheres

Numa entrevista à BBC News, afirmou que é "preciso muita sorte para ser astronauta", mas acredita que todos os que são presenteados com essa oportunidade estão "incrivelmente gratos e cientes desse privilégio".

Para incentivar jovens mulheres a seguirem esta carreira, Samantha disse "que o ambiente não é hostil" e que basta "encontrar um caminho e estudar a coisa certa". 

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados