Programa do Governo traça metas para 2029 e atualiza em 100 euros e num ano o que tinha sido apontado na anterior legislatura
O Governo de Luís Montenegro quer todos os portugueses a ganharem pelo menos 1.100 euros em 2029.
É esse o valor que consta do Programa do Governo, entregue este sábado na Assembleia da República, e que atualiza em 100 euros e num ano a meta a atingir para o rendimento mínimo nacional, já que esta legislatura durará até 2029. De recordar que o salário mínimo está, atualmente, nos 870 euros.
De acordo com o mesmo documento, o Governo pretende que o salário médio atinja os 2.000 euros mensais até ao mesmo ano, sendo que esse valor é, atualmente de 1.525 euros.
Com estas contas, o Governo prevê um aumento de 20% no salário mínimo e de 23,75% no salário médio.
Tendo em conta aquilo que tinha sido apontado para a legislatura anterior, uma das grandes diferenças é mesmo o salário médio. O Governo pretendia "promover as condições para sustentar o aumento do salário médio para 1.750 euros, em 2030, com base em ganhos de produtividade e no diálogo social".
Ora, segundo o documento agora entregue na Assembleia da República, esse valor sobe em 250 euros e é antecipado em um ano.
A exceção serão os pensionistas, cujo valor mínimo, segundo o Governo, deve subir para 870 euros até ao mesmo ano.