Hong Kong nega visto de trabalho a especialista norte-americano de direito LGBTQ

Agência Lusa , AM
2 fev 2022, 07:26
Ryan Thoreson

Ryan Thoreson iria ensinar direitos humanos como professor assistente titular na Universidade de Hong Kong

Um especialista norte-americano de direito LGBTQ disse hoje que lhe foi negado um visto para ensinar numa universidade de Hong Kong, onde as preocupações com a liberdade académica estão a crescer.

Ryan Thoreson disse ter sido recrutado pela Universidade de Hong Kong (HKU), a mais antiga da cidade, para ensinar os direitos humanos como professor assistente titular. Mas o seu pedido de visto foi rejeitado, sem razão, afirmou.

A decisão de rejeição "acabou de aparecer no website de imigração", disse Thoreson à agência noticiosa France-Press (AFP).

O professor ensinou em Yale e trabalha atualmente como investigador sobre os direitos LGBTQ para a Human Rights Watch, que tem criticado repetidamente o historial da China nesta matéria.

Na ausência de uma explicação oficial, disse que era difícil dizer se a recusa estava relacionada com a sua filiação na HRW.

"Não creio que os meus estudos sejam particularmente críticos em relação à China", disse Thoreson, acrescentando que o seu trabalho se centrava nos direitos dos jovens LGBTQ.

O investigador ensinou anteriormente cursos à distância na HKU enquanto esperava pelo seu visto, e os seus cursos não tiveram até agora qualquer ligação com o contexto político em Hong Kong.

As autoridades de imigração de Hong Kong e a escola de direito da HKU não responderam aos pedidos de comentários da AFP. Historicamente, as autoridades da cidade não têm explicado as recusas de visto.

HRW descreveu a decisão como mais um golpe para a reputação de liberdade académica de Hong Kong.

“A recusa das autoridades de Hong Kong em emitir vistos a académicos é nada menos que a 'Xi Jinping-ificação' das instituições académicas - uma perda terrível", disse Sophie Richardson, diretora da organização na China, à AFP.

As universidades de Hong Kong estão entre as melhores da Ásia, mas foram apanhadas pela repressão da dissidência no continente em resposta aos enormes e por vezes violentos protestos de 2019.

Tal afetou as instituições académicas e escolas da cidade, uma vez que o regime comunista sentiu que a educação não era suficientemente patriótica.

A 25 de dezembro, duas esculturas comemorativas de Tiananmen foram removidas.

Numa tentativa de apagar os tributos à repressão de 4 de junho de 1989 em Pequim, as autoridades já tinham retirado da Universidade de Hong Kong (HKU), na véspera, uma outra estátua em comemoração das vítimas de Tiananmen.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados