Putin não estará presente no funeral de Mikhail Gorbatchov, diz Kremlin

CNN Portugal , DCT
1 set 2022, 11:29
Vladimir Putin no Fórum Económico de São Petersburgo (Sergei Bobylev/TASS Host Photo Agency Pool via AP)

A cerimónia fúnebre está agendada para este sábado

Vladimir Putin não estará presente no funeral de Mikhail Gorbatchov, avança a Associated Press, que cita o Kremlin. Em causa, diz o The Guardian, estão restrições na agenda do presidente do russo.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que disse que Putin já prestou as suas condolências ao visitar o Hospital Clínico Central de Moscovo, onde o antigo líder morreu aos 91 anos, na terça-feira.

“Infelizmente, o horário de trabalho do presidente não permite [comarecer]”, disse Peskov.

As imagens exibidas na televisão pública russa mostraram o presidente a colocar um ramo de cravos vermelhos num caixão aberto ao lado de um retrato de Gorbatchov - naquela que foi a primeira vez que o corpo do ex-líder foi mostrado . 

Ao contrário do que foi anunciado pela Interfax, o porta-voz do Kremlin diz que o funeral de  Gorbatchov conteria “elementos de um funeral de estado, como uma guarda de honra”, mas não ficou claro se a cerimónia é considerada um funeral de Estado na sua definição formal. “A cerimónia fúnebre será organizada. Neste caso, o governo ajudará a organizar o funeral”, cita o jornal britânico.

A cerimónia fúnebre está agendada para este sábado e vai decorrer no Salão das Colunas, na Casa dos Sindicatos de Moscovo, onde o corpo de José Estaline esteve exposto após a sua morte em 1953, como noticiou a Reuters.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados