Guerra na Ucrânia provoca redução "abrupta" na confiança dos consumidores em Portugal

Agência Lusa , RL
30 mar 2022, 10:41
Custo de vida: portugueses pedem menos impostos e regulação de preços

Instituto Nacional de Estatística revela que também o indicador de clima económico recuou, mas “de forma moderada”

O indicador de confiança dos consumidores “diminuiu abruptamente” em março e o indicador de clima económico recuou “de forma moderada” no contexto da guerra na Ucrânia, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“No contexto da guerra na Ucrânia, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu acentuadamente em março, após ter aumentado nos dois meses anteriores, verificando-se a segunda maior redução da série face ao mês anterior, apenas superada pela diminuição registada em abril de 2020 no início da pandemia covid-19”, refere o INE.

Já o saldo das perspetivas dos consumidores relativas à evolução futura dos preços registou em março “o maior aumento da série, superando em larga medida o valor máximo anterior”.

Quanto ao indicador de clima económico, “diminuiu de forma moderada em março, após ter atingindo no mês anterior um nível idêntico ao observado em fevereiro de 2020 e de ter apresentado um comportamento irregular entre julho e janeiro”.

Em março, os indicadores de confiança diminuíram na indústria transformadora e na construção e obras públicas e aumentaram no comércio e nos serviços.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados