Um tanque e nenhum voo no desfile de Moscovo - Dia da Vitória foi uma sombra do que já foi

CNN , Vasco Cotovio e Radina Gigova
9 mai 2023, 12:05

A Rússia usa tradicionalmente o desfile do Dia da Vitória em Moscovo para mostrar o seu poderio militar. Nos desfiles de anos anteriores, dezenas de tanques atravessaram a Praça Vermelha enquanto caças e helicópteros rasgavam os céus.

Mas o desfile deste ano foi um evento mais modesto.

Apenas um tanque liderou a coluna mecanizada deste ano - o T-34, um veículo da era soviética utilizado pela Rússia durante a Segunda Guerra Mundial.

Russos assistem à parada militar do Dia da Vitória em Moscovo, a 9 de maio de 2023. Kirill Kudryavtsev/AFP/Getty Images

Na parada de 2022, o T-34 foi acompanhado por vários dos mais modernos T-90 e T-14. Nenhum destes modelos apareceu na cerimónia desta terça-feira. Em vez disso, o T-34 foi acompanhado por uma coluna de veículos de combate polivalentes - o Tigr.

Os blindados Tigr-M e VPK-Ural também estiveram em exposição, mas o foco principal foi o sistema de defesa aérea de última geração do país - o S-400 - e o seu sistema balístico intercontinental - o Yars, que faz parte das forças nucleares da Rússia.

Segundo a agência noticiosa estatal TASS, foram exibidos 125 equipamentos militares.

Apesar de as previsões meteorológicas apontarem para um céu relativamente limpo sobre Moscovo, a habitual passagem aérea sobre a Praça Vermelha foi cancelada, informaram os meios de comunicação social estatais, sem avançar explicações.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados