Circulação já foi restabelecida. As imagens da destruição da ponte que liga a Rússia à Crimeia

CNN Portugal , BCE
8 out 2022, 17:16

Imagens divulgadas pela Associated Press mostram as longas filas de carros à espera do ferry que liga a Crimeia à Rússia através da ponte Kerch, depois de o trânsito ter sido suspenso

A ponte que liga a Rússia à península da Crimeia ficou parcialmente destruída após uma forte explosão que deflagrou na madrugada deste sábado e que danificou a infraestrutura, considerada uma artéria fundamental para o esforço de guerra do Kremlin no sul da Ucrânia.

De acordo com as autoridades russas, a explosão terá sido causada por um camião que explodiu, resultando na morte de, pelo menos, três pessoas, que seguiam num carro que estava perto do camião que explodiu.

 

A Ucrânia ainda não assumiu oficialmente a responsabilidade por esta explosão. Ainda assim, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Urmas Reinsaulo, congratulou publicamente as autoridades ucranianas, que, nas suas palavras, "provavelmente estão por trás desta operação".

Entretanto, o líder parlamentar do partido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu a entender que esta explosão "foi uma consequência da tomada da Crimeia por Moscovo e das tentativas de integrar a península da Rússia". 

“A construção ilegal russa está a começar a desmoronar e a pegar fogo. A razão é simples: se se construir algo explosivo, mais cedo ou mais tarde isso vai explodir”, escreveu David Arakhamia, líder do partido Servo do Povo, no Telegram.

O conselheiro do presidente ucraniano salientou este sábado que a explosão que danificou a ponte que liga a Rússia à Crimeia é "apenas o início". "Tudo o que é ilegal deve ser destruído, tudo o que é roubado deve ser devolvido à Ucrânia, tudo o que é ocupado pela Rússia deve ser expulso", escreveu Mykhailo Podolyak na rede social Twitter.

O conselheiro de Volodymyr Zelensky disse acreditar que a explosão foi organizada pelo Kremlin, apontando que o camião que explodiu partiu da Rússia.

Now seriously. FSB/PMC try to eliminate leadership of Defense Ministry/GHQ. Before personnel change, FSB is in knockdown — missed Putin's bridge explosion. Defense Ministry can now blame FSB for the future South loss. Isn’t it obvious who made an explosion? Truck arrived from RF.

— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) October 8, 2022

Além de ser fundamental para a Rússia, sobretudo neste período de guerra com a Ucrânia, esta é também uma ponte importante para a Crimeia, uma península ucraniana anexada em 2014 por Moscovo, tendo sido construída em 2018 pelo próprio presidente Vladimir Putin.

Esta tarde, o Ministério dos Transportes da Rússia anunciou que o tráfego rodoviário já foi retomado de forma limitada: para já, os veículos só poderão circular entre a Crimeia e a península russa de Taman, nas faixas de rodagem que permaneceram intactas, alternando direções. Também o tráfego ferroviário, cuja retoma estava agendada para as 20:00 (hora local, mais duas horas em Lisboa) deste sábado, já foi restabelecido, avança a AFP.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados