Ciberataque manda abaixo o site do Ministério da Defesa e dois bancos privados ucranianos

15 fev 2022, 17:14
Ataque informático (Getty Image)

Numa publicação na conta oficial do Twitter, o Ministério da Defesa afirma que em causa está um ataque DDoS

O centro de cibersegurança ucraniano confirmou que o site do Ministério da Defesa ucraniano e de, pelo menos, dois bancos privados foram vítimas de um ataque informático, de acordo com a agência de informação russa TASS.

Uma mensagem na página do Ministério da Defesa ucraniano diz que o site está em baixo sob manutenção. Numa publicação na conta oficial do Twitter, o Ministério da Defesa afirma que em causa está um ataque DDoS, um ataque simples de executar, que inunda o site alvo com uma vasta quantidade de tráfego, sobrecarregando os servidores que albergam o site. As autoridades  ucranianas estão a trabalhar para "restaurar o regular funcionamento" da página.

Dois bancos privados também aparentam estar inoperacionais. Em causa estão os bancos Privatbank e o Oshadbank.

Os sites do Ministério da Defesa e das Forças Armadas também foram atacados, disse o centro.

Em janeiro, a Ucrânia já tinha sido alvo de um grande ciberataque contra vários sites governamentais. As autoridades alegaram então ter provas do envolvimento da Rússia.

Este novo incidente surge numa altura em que intensas ações diplomáticas e a ameaça de sanções levaram a Rússia, suspeita de preparar uma invasão da Ucrânia, a anunciar a retirada de algumas das suas unidades militares concentradas nas fronteiras deste país.

Os países ocidentais congratularam-se com o anúncio como um sinal positivo, mas sublinharam que estão à espera de que a retirada se concretize.

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados