Ucrânia diz que "há sinais" de envolvimento de hackers associados a Moscovo no ciberataque

14 jan 2022, 22:33
Internet [Reuters]

Ataque informático deixou em baixo cerca de 70 sites do governo ucraniano, que já disse ter aberto uma investigação ao sucedido

Os serviços de segurança da Ucrânia dizem que "há alguns sinais" de envolvimento de hackers associados a Moscovo no ataque informático desta sexta-feira a vários sites do governo ucraniano, numa altura de alta tensão entre Kiev e Moscovo.

"Todos os detalhes do incidente estão documentados no âmbito do processo penal anteriormente instaurado. Neste momento, o que podemos dizer é que há alguns sinais de envolvimento no incidente de grupos de hackers associado aos serviços especiais da Federação Russa", pode ler-se num comunicado dos Serviços de Segurança ucranianos, citados pela agência Reuters.

O ataque informático de larga escala, que ainda não foi reivindicado, ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira e deixou em baixo cerca de 70 sites do governo ucraniano, que já disse ter aberto uma investigação ao sucedido.

Alto funcionário da segurança da Ucrânia revela primeiras conclusões

De acordo com Serhiy Demedyuk, secretário-adjunto do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, as primeiras conclusões da investigação em curso ao ataque informático indicam que os hackers parecem ter utilizado os direitos de administração do software de uma empresa externa que desenvolve sites para agências governamentais.

“O respetivo software é utilizado desde 2016 para criar sites para agências governamentais, a maioria das quais foi afetada pelo incidente de hoje [sexta-feira]”, acrescentou o responsável, citado pela Reuters.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados