Homem mais rico da Rússia junta-se a outros oligarcas nas críticas à guerra: "Parem com o banho de sangue"

2 mar 2022, 11:11
Alexéi Mordashov (AP Photo/Mark Lennihan)

Invasão da Rússia à Ucrânia não é vista com bons olhos por várias personalidades do império de Putin. E até dentro do círculo do presidente russo se começam a ouvir vozes de discórdia

Alexei Mordashov, o homem mais rico da Rússia, pediu que se "pare com o banho de sangue para ajudar as pessoas afetadas a refazer as suas vidas". Depois dos bilionários russos Mikhail Fridman e Oleg Deripaska terem rompido as fileiras do Kremlin e terem apelado ao fim da invasão da Rússia à Ucrânia, foi a vez de um dos empresários mais importantes se insurgir contra o conflito.

De acordo com o El País, Mordashov, de 56 anos, foi bastante crítico com a invasão militar e pediu que se pare com o "massacre".

Segundo a Forbes, em 2021, este empresário, dono do grupo siderúrgico russo Severstal, que hoje anunciou a suspensão das entregas na Europa após as sanções impostas pela União Europeia, tinha uma fortuna avaliada em 26.100 milhões de euros.

"É terrível que os ucranianos e os russos morram, que as pessoas sofram dificuldades e que a economia esteja a colapsar. Temos que fazer tudo o que é necessário para encontrar uma saída deste conflito num futuro próximo e parar o banho de sangue para ajudar as pessoas afetadas a refazer as suas vidas", afirmou, em entrevista ao grupo de media russo RBK. 

Outro dos empresários que se tem mostrado firme contra a guerra tem sido o banqueiro Oleg Tinkov, de 54 anos, que diz que o conflito "não tem sentido".

"Morre gente inocente na Ucrânia neste momento, todos os dias. Isto é inaceitável! Não tem sentido! O governo devia estar a gastar dinheiro no tratamento de pessoas, a investigar como vencer o cancro, e não na guerra", escreveu Tinkov no Instagram.

 

 

Também a filha de Roman Abramovich se manifestou contra o conflito. No Instagram, Sofia Abramóvich partilhou uma imagem nos stories onde escreveu: "Putin quer uma guerra com a Ucrânia. A maior mentira da propaganda do Kremlin é que a maioria dos russos apoia o presidente".

Publicação de Sofia Abramovich

 

Já no círculo mais próximo de Putin, também há vozes contra a guerra. A ex-mulher e a filha de Dmitri Peskov, o porta-voz do presidente russo, publicaram nas redes sociais uma imagem onde podia ler-se: "Não à guerra". A imagem foi eliminada de imediato, mas as capturas da mesma circulam no Twitter.

Também Tatiana Yumasheva, filha de Boris Yeltsin, o antecessor de Vladimir Putin, se mostrou contra a decisão do presidente russo de invadir a Ucrânia e, no Facebook, publicou uma mensagem clara: "Não à guerra".

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados