Rio anuncia que não se vai recandidatar à liderança do PSD

3 fev 2022, 20:33
O presidente do PSD, Rui Rio, fala aos jornalistas após reunir com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Rui Rio defendeu que o partido deve resolver o problema da liderança "no primeiro semestre, até ao início de julho"

Rui Rio confirmou esta quinta-feira, no final da Comissão Política Nacional do PSD, que não vai apresentar uma recandidatura à presidência do partido nas próximas eleições diretas do PSD.

"Eu não sou candidato a presidente do PSD nas próximas eleições diretas", adiantou, perante os jornalistas, acrescentando que da Comissão Política Nacional desta quinta-feira resultou a convocação de um Conselho Nacional para 19 de fevereiro, em Barcelos. A CNN Portugal sabe que esse Conselho Nacional não deverá servir para convocar as eleições diretas do partido, mas antes ainda para analisar os resultados eleitorais e a situação política.

O ainda líder do PSD insistiu que não vê qualquer "utilidade em continuar à frente do partido" no atual contexto de maioria absoluta do PS, tal como referiu na noite eleitoral, explicando que não vê "nenhum objetivo concreto a seguir".

Rejeitando a ideia de que estará a "abandonar" o partido, Rui Rio considerou que "o razoável é o partido resolver este assunto no primeiro semestre, até ao início de julho". "Se quiserem antecipar ainda mais, pode-se antecipar ainda mais”, acrescentou.

O PSD reuniu esta quinta-feira a Comissão Política Nacional para analisar os resultados eleitorais, mas nos bastidores só se falou na sucessão de Rui Rio, com vários nomes apontados, desde Luís Montenegro a Miguel Pinto Luz.

O presidente social-democrata já tinha afirmado quarta-feira que vai assumir o lugar de deputado e que tenciona continuar como líder do partido na votação e discussão do Orçamento do Estado. 

À saída da audiência com o Presidente da República, em Belém, as declarações de Rio faziam prever que o processo da sua sucessão poderia demorar alguns meses. “Não sou de espetáculos, não contem que na quinta diga que me vou embora e na sexta já não estou cá”, sublinhou.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados