Sondagem TVI/CNN: Rio em vantagem em relação a Rangel

25 nov 2021, 19:58

Metade do eleitorado social-democrata admite preferir Rui Rio a Rangel como opção para enfrentar António Costa nas legislativas de janeiro

A sondagem TVI/CNN revela que Rui Rio é o melhor adversário de António Costa nas próximas eleições legislativas de 30 de janeiro.

Questionados sobre quem é o candidato do PSD que pode ter o melhor resultado contra António Costa e o PS, 58% do eleitorado social-democrata admitiu preferir Rui Rio. Em sentido inverso, 27% prefere ver Paulo Rangel na batalha eleitoral.

Por outro lado, na opinião dos eleitores portugueses, é Rui Rio quem é considerado o mais arrogante, mas não tão dinâmico quanto Rangel. 

Na opinião dos eleitores do PSD e dos restantes partidos, é Rio quem será melhor primeiro-ministro, com maior capacidade para vencer as legislativas e conseguir acordos com os outros partidos. É também ele visto como mais honesto, mais próximo das pessoas.

O eurodeputado é, contudo, descrito como melhor na “capacidade de unir o partido”.

Sobre a homossexualidade assumida por Paulo Rangel, o universo inquirido considera que esse facto não impacta no resultado eleitoral, sobretudo entre as mulheres, os adultos, classes sociais mais altas, Grande Porto e Lisboa.

Ainda sobre esta questão, mais de dois terços dos inquiridos consideram que Rangel fez bem em assumir a sua orientação sexual. 

Relativamente a se é positivo para os partidos realizar eleições internas antes das legislativas, cerca de dois terços dos inquiridos consideram que estas devem realizar-se antes das eleições legislativas.

Ficha Técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com as eleições legislativas e com a atualidade do país. O trabalho de campo decorreu entre os dias 10 e 15 de novembro de 2021 , foram recolhidas 625 entrevistas telefónicas a que corresponde uma margem de erro máxima de +/- 4,00% para um nível de confiança de 95,5%.

A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores Portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. A Taxa de resposta foi de 62,44% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.

A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados