Rui Rio politizou o caso Selminho?

27 jan 2022, 13:00
Rui Rio

Depois de ser absolvido pelo Tribunal no Caso Selminho, Rui Moreira criticou os partidos políticos, “e um líder em particular”, de não respeitarem a presunção de inocência e de fazerem um “aproveitamento” da situação durante a campanha eleitoral para as autárquicas.

Em maio do ano passado, Vladimiro Feliz, candidato do PSD à câmara do Porto nas autárquicas, emitiu um comunicado no qual considerava que, se Rui Moreira anunciasse a sua candidatura sabendo que seria julgado, não tinha “condições” para assumir que o seu mandato seria cumprido na sua totalidade. “A partir de hoje, o Dr. Rui Moreira, se for candidato a Presidente da Câmara do Porto, não tem condições de assumir que cumprirá integralmente o seu mandato”, declarou na altura.

Também em maio, na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, Rio abordou, de forma indireta, a polémica em torno de Rui Moreira: “Durante os sete anos em que teve poder na Câmara [Vladimiro Feliz] nunca se aproveitou do lugar de vice-Presidente ou de vereador para fazer negócios em seu benefício pessoal ou da sua família. O Vladimiro Feliz é confiável. É leal, não atropela os outros para chegar onde quer.”

Meses mais tarde, em entrevista ao Expresso, Rio foi confrontado com o paradoxo entre dizer que o seu secretário-geral estava a ser alvo de justiça popular e comentar o caso de Rui Moreira. Rio respondeu então: “O meu juízo não é em função das acusações. É em função do que eu sei. (….) Estamos a falar da Câmara do Porto, em que eu fui presidente 12 anos. Acha que eu não sei?”.

 

Conclusão: Verdade

Patrocinados