As 33 ruas mais "cool" do mundo em 2022 acabam de ser reveladas – e uma delas fica em Portugal

CNN , Lilit Marcus
28 ago 2022, 19:20

Revista Time Out distingue as ruas "mais cool do mundo" para 2022. Quase a meio da tabela das 33 escolhas há uma morada portuguesa

No que diz respeito à moda, o estilo das ruas tem tanto cachet como o estilo das passarelles - de facto, existem dezenas de blogs e contas de Instagram dedicados a fazer a crónica dos melhores looks de moda de rua.

Isto porque o chique urbano sempre começou na rua, onde pessoas de todos os tipos de classes e origens podem misturar-se umas com as outras a caminho do trabalho, da escola, de casa e de locais de entretenimento.

Este ano, a Time Out - a marca de média que publica guias locais para algumas das cidades mais interessantes do mundo - lançou a sua segunda ronda anual das ruas mais cool do mundo.

Mais do que um bairro, uma única rua pode definir a cultura de uma cidade.

"Na maior parte do mundo, a vida pré-pandémica regressou com estrondo. Com as pessoas entusiasmadas a fazerem planos e a sair nas suas próprias cidades e em viagens de pausa de fins de semana novamente", disse James Manning, editor de viagens da Time Out, numa declaração. "A nossa lista das Ruas Mais Cool do Mundo inclui que vias chave apontadas pelos habitantes locais - incluindo os nossos colaboradores e editores especializados – são recomendadas a que se percorram agora mesmo".

A lista deste ano tem 33 ruas, mais três do que a primeira ronda em 2021. E inclui também várias cidades novas, como Taipé, Mumbai, Atenas e Acra.

América do Norte

MacDougal Street, em Greenwich Village, Nova Iorque, está em 29º na lista. Massimo Borchi/Atlantide Photo/The Image Bank Unreleased/Getty Images

A lista deste ano é liderada pela Rue Wellington, no bairro de Verdun, em Montreal, no Canadá.

A editora da Time Out Canada, Laura Osborne, diz que a rua tem "bares de cocktails de morte, pontos estelares de brunchs, algumas dos melhores sanduíches da cidade e até uma praia urbana arenosa", além de se ter tornado apenas para peões em 2023, o que, sem dúvida, acrescenta mais pontos.

"Sabemos que esta rua principal, também conhecida como Promenade Wellington, tem vindo a reinventar-se de forma original e criativa desde há muitos anos, e é realmente emocionante ver como Verdun continua a brilhar", disse Yves Lalumière, presidente e CEO do Turismo de Montreal à CNN.

Embora os Estados Unidos não tenham ficado em primeiro lugar, a América pode estar certa de que detém o maior número de ruas da lista -- a Calle Ocho de Miami, a MacDougal Street de Nova Iorque (lar do perene bar Dante) e a Wentworth Avenue de Chicago, todas constam na lista.

A representante do México na lista é a Avenida Ámsterdam, no bairro hip Condesa da Cidade do México.

Ásia e Pacífico

Karangahape Road -- a que os locais chamam "K-Road" -- em Auckland classificada como número seis. Fiona Goodall/Getty Images

Cinco das dez principais ruas situam-se nesta região.

Melbourne, na Austrália, encabeçou a lista de 2021 com a Smith Street, mas caiu para a segunda posição este ano. A Gertrude Street da cidade fez a lista, com Eliza Campbell da Time Out Austrália a descrevê-la como "bela, despretensiosa e desprovida da vida noturna desenfreada dos seus irmãos, comparativamente mais frenéticos".

Em sétimo lugar está Tai Ping Shan, um bairro com uma vizinhança na ilha principal de Hong Kong.

A produtora digital da CNN Rhea Mogul, que vive na rua, relata que as melhores coisas sobre viver lá são os cafés amigos dos cães e a "grande mistura de velho e novo". Tai Ping significa "paz e estabilidade" em cantonês, enquanto Shan significa "colina".

Uma grande estreia para 2022 é a rua Yongkang de Taipé, que é o lar dos amados fabricantes artesanais de cerveja Zhang Men Brewing.

"Integrámos vários recursos para promover este bairro junto dos turistas internacionais, e estamos muito contentes por ele estar listado", diz Huang Shih-fang, director da divisão de assuntos internacionais do conselho de turismo de Taiwan, à CNN. "Esperamos trazer turistas de volta à região assim que a fronteira for aberta".

 

Europa

A Time Out, com sede em Londres, parecia estar perto de casa para algumas das suas escolhas este ano. A rua mais cool da capital britânica em 2022 é a Deptford High Street, uma mistura de barracas de rua, mercados, lojas, bares e muito mais, que o editor da Time Out Chris Waywell diz não ser apenas a rua mais cool de Londres, mas também a sua "mais viva".

Mais a norte, a Great Western Road de Glasgow é a entrada mais alta do Reino Unido, com o número três.

E a metrópole dinamarquesa de Copenhaga - que a CNN Travel coroou como "a nova capital europeia da frescura" no ano passado - aterra no quinto lugar. A rua de Værnedamsvej foi apelidada de "mini Paris" pelos editores da Time Out, devido às lojas de vinhos e queijos e à abundância de flores frescas. Isso tem de doer para Paris, que na realidade não entra na lista.

Outras ruas europeias a serem mostradas na lista de 2022 são a Kolokotroni em Atenas, a Calle Echegaray em Madrid e a Capel Street em Dublin.

Sobre a última dessas três, a escritora de viagens Nicola Brady, sediado em Dublin, diz que Capel "parece uma boa fatia da velha Dublin".

Segundo ela, a rua, que se tornou pedestre no início deste ano, tem "pequenas lojas de ferragens e pubs que estão lá há décadas ao lado de grandes restaurantes coreanos e vietnamitas que são mais recentes no cenário".

[Um pouco a baixo do meio da tabela está este ano a Praça das Flores, em Lisboa. Situada entre a zona da Rua de São Bento e o Príncipe Real, uma das zonas da capital portuguesa mais frequentadas por turistas, a Praça é preenchida com um jardim e rodeada tanto de casas antigas de moradores como de cafés e bares recentes, aí encontrando-se habitantes locais como muitos visitantes. Perto encontram-se gelatarias, livrarias, restaurantes, bares ou lojas de comércio tradicional].

 

A lista completa

  1. Rue Wellington, Montreal
  2. Gertrude Street, Melbourne
  3. Great Western Road, Glasgow
  4. Rua Yongkang, Taipé
  5. Værnedamsvej, Copenhaga
  6. Karangahape Road, Auckland
  7. Rua Tai Ping Shan, Hong Kong
  8. Yaowarat Road, Banguecoque
  9. Oranienstrasse, Berlim
  10. Hayes Street, São Francisco
  11. Avenida Ámsterdam, Cidade do México
  12. Kolokotroni, Atenas
  13. Virgil Avenue, Los Angeles
  14. Ossington Avenue, Toronto
  15. Via Provenza, Medellín
  16. Calle Ocho, Miami
  17. Deptford High Street, Londres
  18. Praça das Flores, Lisboa
  19. Oxford Street, Accra
  20. Wentworth Avenue, Chicago
  21. Cutting Room Square, Manchester
  22. Capel Street, Dublin
  23. Jumeirah Beach Road, Dubai
  24. Enmore Road, Sydney
  25. Kagurazaka, Tóquio
  26. Kloof Street, Cidade do Cabo
  27. Süleyman Seba Caddesi, Istambul
  28. Calle Echegaray, Madrid
  29. MacDougal Street, Nova Iorque
  30. Carrer del Comte Borrell, Barcelona
  31. Newbury Street, Boston
  32. Colaba Causeway, Mumbai
  33. Everton Road, Singapura

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados