Informação foi avançada esta terça-feira pelo Ministério da Defesa romeno
O sistema de vigilância da Força Aérea da Roménia detetou esta terça-feira um objeto voador "semelhante a um balão metereológico", tal como o que sobrevoou os Estados Unidos, no espaço aéreo do país, avançou esta terça-feira o Ministério da Defesa romeno, citado pela Reuters.
Apesar do alerta do sistema de vigilância, as autoridades romenas, que enviaram dois jatos MiG 21 LanceR para intercetar o objeto, não conseguiram confirmar a presença de qualquer alvo.
An unidentified flying object similar to the observation balloon shot down over US airspace a few days ago was spotted over Southern Romania.
— 301 Military (@301military) February 14, 2023
The Romanian Air Force scrambled two MiG 21 LanceR jets to intercept the balloon. pic.twitter.com/l7NSetXRXW
De acordo com o sistema de vigilância da Força Aérea romena, o objeto estaria a voar a 11 mil metros de altitude.
Este alerta adensa o mistério em torno dos objetos voadores que estão a espoletar dúvidas na cena internacional, depois de terem sido detetados balões a sobrevoar o espaço aéreo dos Estados Unidos e do Canadá.
A deteção deste objeto voador surge no mesmo dia em que a Moldova, que faz fronteira com a Roménia e a Ucrânia, encerrou temporariamente o seu espaço aéreo, que reabriu uma hora depois. Desconhece-se o motivo para este bloqueio, mas a decisão surgiu numa altura de grande tensão na antiga república soviética, que nos últimos dias tem alertado para a possibilidade de um golpe de Estado organizado pela Rússia.