Nacionalidade portuguesa de Abramovich foi obtida após certificação de sefardismo das "mais altas instituições judaicas"

18 dez 2021, 14:43
Roman Abramovich (AP/ Matt Dunham)
Roman Abramovich (AP/ Matt Dunham)

Dono do Chelsea é português desde abril

PUB

A Comunidade Judaica do Porto esclareceu este sábado que Roman Abramovich obteve nacionalidade portuguesa na sequência de um processo de certificação de sefardismo através das "mais altas instituições judaicas internacionais, em respeito de critérios legais".

A reação refere-se a uma notícia avançada pelo jornal Público, que deu conta que o magnata russo tem nacionalidade portuguesa desde abril. De acordo com a Comunidade Judaica do Porto, aquele mesmo jornal "sugere terem sido oferecidas à comunidade judaica do Porto" no valor de 250 euros, valor que é comum a todas as pessoas não isentas, e que, garante aquela entidade, "nada tem que ver com as contribuições de Abramovich para a comunidade judaica portuguesa em geral, a cujo desenvolvimento infelizmente nunca é dedicada uma palavra".

PUB

Mais informa a Comunidade Judaica do Porto que o Governo está a regulamentar a Lei da Nacionalidade, cujo processo tenderá a decorrer por via eletrónica e não em papel.

"A Comunidade Judaica do Porto propôs que o processo de certificação de sefardismo também fosse realizado por via de uma plataforma electrónica-digital, com vista a proporcionar um trabalho de certificação conjunto, em tempo real, entre o rabinato do Porto e a Conservatória", acrescenta o comunicado.

PUB
PUB
PUB

Milhares de judeus descendentes de sefarditas (judeus com origem ibérica) têm adquirido a nacionalidade portuguesa nos últimos anos, sendo Roman Abramovich mais um caso.

Recorde-se que a fortuna do dono do Chelsea está avaliada em 12,9 mil milhões de euros, sendo o 142º homem mais rico do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Europa

Mais Europa

Patrocinados