Abramovich tentou vender casa no Algarve (avaliada em dez milhões de euros). CGD emitiu alerta e imóvel está agora congelado

CNN Portugal , DCT
14 mai 2022, 10:44

A casa, avaliada em dez milhões de euros, era propriedade da Millhouse Views LLC, detida pelo oligarca russo, que a tentou vender duas semanas antes da invasão da Rússia à Ucrânia.

Roman Abramovich tentou vender uma casa no Algarve avaliada em dez milhões de euros a um cidadão irlandês, que pediu à Caixa Geral de Depósitos (CGD) um empréstimo de cinco milhões de euros para adquirir a propriedade, localizada na Quinta do Lago. 

Segundo avança o jornal Público, foi o próprio banco português a emitir um alerta à Unidade de Informação Financeira (UIF) da Polícia Judiciária (PJ), uma vez que entidade vendedora da casa era a Millhouse Views LLC, uma empresa detida pela Millhouse LLC - holding de investimentos detida pelo oligarca russo e cotada em bolsa.

O cidadão irlandês avisou a CGD de que eram detentor de 50% da Millhouse Views LLC, sendo que os restantes 50% pertenciam à sua esposa, da qual se encontrava em processo de divóricio e para a qual seriam os cinco milhões de euros de empréstimo do banco português. No entanto, e face às ligações de Roman Abramovich à sociedade vendedora do imóvel, a Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária crê que o negócio subjacente ao financiamento do crédito à habitação iria servir para o oligarca alienar o imóvel algarvio, tentativa de transferência de domínio que, segundo o jornal, tentou fazer noutras partes do mundo antes de a guerra na Ucrânia começar.

A pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o registo da casa está congelado desde 25 de março.

Diz o jornal que foram também identificadas ligações a uma outra sociedade, a Millhouse Capital. Esta sociedade foi fundada em 2001, no Reino Unido, e servia igualmente para administrar ativos do empresário russo e dos seus associados, como participações na petrolífera Sibneft (agora Gazprom Neft) e na Aeroflot Russian Airlines, por exemplo.

Relacionados

Imobiliário

Mais Imobiliário

Patrocinados