Projeto foi lançado em 2024 e dá significado à frase "não é o destino, é a viagem"
Andar de metro é geralmente pouco mais do que um meio para chegar a um fim quando se desloca pelas cidades, mas o novíssimo Metro de Riade, na Arábia Saudita, está a mudar essa noção.
Lançado em dezembro de 2024, o sistema de transporte rápido automatizado dá um novo significado à frase "não é o destino, é a viagem”.
Com mais de 176 quilómetros, distribuídos por seis linhas diferentes, a tão esperada rede - o sistema de metro sem condutor mais longo do mundo - liga pontos-chave da capital, incluindo o Aeroporto Internacional Rei Khalid e o Distrito Financeiro Rei Abdullah, ou KAFD.
Estações de destaque
Construído a um custo de 22,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 19,4 mil milhões de euros), o sistema pode transportar pelo menos 3,6 milhões de passageiros por dia. E está repleto do que só pode ser descrito como maravilhas arquitetónicas.
O Metropolitano de Riade tem um total de 85 estações, com quatro destaques: King Abdullah Financial District (KAFD), STC, Western Station e Qasr Al Hokm.
Localizada no centro histórico de Riade, a Qasr Al Hokm foi projetada pelo escritório de arquitetura norueguês Snøhetta em colaboração com a empresa de design e consultoria ONEWORKS + CREW. Inaugurada oficialmente em fevereiro de 2025, oferece acesso direto a vários edifícios governamentais e pontos de referência, incluindo o Palácio Al-Hukm, a Grande Mesquita Imam Turki bin Abdullah e o Palácio Al Masmak.
Mas a estação em si já se tornou um marco. Os passageiros costumam parar para admirar o seu design arrebatador.
Cobrindo 22.500 metros quadrados e atingindo 40 metros abaixo do solo, Qasr Al-Hokm se estende por sete andares, com 17 elevadores e 46 escadas rolantes. A sua cobertura curva de aço inoxidável reflete imagens do bairro circundante, uma mistura deliberada de história e modernidade.
No interior, há lojas, exposições de arte e até um jardim interno, onde os viajantes podem fazer uma pausa nos bancos e apreciar o espaço.
Uma atração de destaque
Para alguns, a estação agora rivaliza com locais turísticos já estabelecidos.
Tricia Ooi, residente em Riade, que se mudou da Malásia para Riade há quatro anos, diz que agora recomenda Qasr Al-Hokm aos visitantes, juntamente com marcos mais conhecidos, como a Sky Bridge e o Boulevard World.
“Diria que é uma das melhores atrações”, diz Ooi à CNN Travel. “Além da beleza da estação em si, há um mercado tradicional saudita - Souk Al Zal - a apenas cinco minutos de distância.”
A 30 minutos de Qasr Al-Hokm fica a estação de metro King Abdullah Financial District, projetada pela Zaha Hadid Architects. Já é a estação mais movimentada da rede e apresenta uma fachada ondulada em treliça inspirada nos padrões do deserto moldados pelo vento.
A estação é tão significativa quanto distinta, servindo como um ponto central de intercâmbio na rede. A plataforma conecta três linhas, ancora um novo sistema de monotrilho e abriga um terminal de autocarros.
Também abriga obras de arte, incluindo uma escultura do americano Alexander Calder, parte da coleção permanente da Riyadh Art.
A Estação Ocidental, projetada pelo escritório de arquitetura Omrania, com sede em Riade, foi inaugurada no distrito de Al Sweedi em janeiro.
Janela cultural
A estação STC, que liga duas linhas, foi projetada pela empresa alemã Gerber Architekten, inspirada nas formações calcárias das montanhas Tuwaiq, na Arábia Saudita.
Além do apelo visual, o metropolitano de Riade ganha pontos em sustentabilidade com comboios energeticamente eficientes, equipados com sistemas de travagem regenerativa. As estações estão equipadas com painéis solares.
Também foi projetado para ser muito fácil de usar.
Os visitantes da cidade podem comprar um cartão Darb, um cartão físico reutilizável semelhante ao cartão OMNY de Nova Iorque, nas máquinas das estações ou usar a aplicação Darb.
O sistema de metro funciona das 5:30 à meia-noite, de sábado a quinta-feira, e das 10:00 à meia-noite às sextas-feiras. As tarifas começam em SAR 4, ou pouco mais de 1 dólar (equivalente a 86 cêntimos), para um passe de duas horas; SAR 20 dá direito a três dias de viagens ilimitadas, enquanto SAR 140 (37,32 dólares, correspondente a 32,1 euros) cobre um mês.
Como outras cidades de maioria muçulmana, incluindo Kuala Lumpur e Dubai, há áreas separadas para homens e mulheres a bordo. Os comboios de Riade são divididos em três tipos de vagões: solteiros, famílias e primeira classe.
As carruagens “individuais” são para homens que viajam sozinhos; as familiares são para mulheres e famílias; e a secção de primeira classe é reservada para passageiros com cartões VIP.
Os interiores, projetados pela Avant Premiere da França, são imaculados - alimentos e bebidas são proibidos - e as capas dos assentos apresentam padrões inspirados na arquitetura tradicional de Riade.
Então, como é realmente viajar no metro de Riade? O serviço é rápido e eficiente - os comboios circulam a cada quatro minutos nos horários de pico. Também é muito limpo, sendo proibido comer e beber no serviço.
Os assentos são confortáveis, mas não há uma grande quantidade deles a bordo, especialmente quando comparado com o sistema de metro de Londres. A rede é composta por comboios de dois vagões, equipados com cerca de 55 assentos, e comboios de quatro vagões com 123.
Embora isso crie uma sensação de espaço e arejamento, também significa que provavelmente terá de viajar em pé nos horários de pico, que tendem a ser de manhã cedo, entre as 6:00 e as 9:00, e no final da tarde, das 15:00 às 18:00.
Os vagões são silenciosos na maior parte do tempo, mas não é incomum que estranhos puxem conversa uns com os outros durante a viagem. Na verdade, alguns moradores locais creditam ao sistema de metro o mérito de ajudar a conectar pessoas de diferentes origens sociais.
Algumas estações, como KAFD e Qasr Al-Hokm, são enormes, o que pode ser intimidante para quem não está acostumado com o metro de Riade.
Felizmente, há sempre muitos funcionários da estação à disposição para ajudar aqueles que podem estar com dificuldades para se orientar.
“Hoje, a cidade de Riade está a colher os benefícios deste projeto que irá remodelar a imagem da capital e redefinir a mobilidade para seus residentes e visitantes”, afirma Ibrahim bin Mohammed Al Sultan, Ministro de Estado, Membro do Conselho de Ministros e CEO da Comissão Real para a Cidade de Riade, numa declaração no ano passado.
“A rede está em consonância com os objetivos económicos, sociais, ambientais e de desenvolvimento urbano de Riade e representa um marco histórico no setor dos transportes da capital.”
Marco histórico
A conquista é inegável, mas será que o metro diminuiu a dependência dos carros e o congestionamento no trânsito da cidade?
A resposta curta é não. O trânsito continua intenso e, embora algumas viagens sejam mais rápidas de metro, outras podem demorar o dobro do tempo, uma consequência do traçado urbano de Riade.
Ainda assim, seis meses após a inauguração, a rede já estava a superar as expectativas.
A Comissão Real da Cidade de Riade registou mais de 18 milhões de passageiros nas primeiras 11 semanas. No mês passado, o Metro de Riade recebeu o seu 100 milionésimo passageiro.
O seu sucesso inicial já estimulou planos de expansão. Uma sétima linha proposta ligará a Qiddiya Entertainment City, os Jardins Internacionais Rei Abdullah e o Portão de Diriyah.
Em setembro, a estação Hassan bin Thabet Street foi adicionada à Linha Laranja.
“O Metro de Riade vai facilitar o dia a dia e o deslocamento dos cidadãos, residentes e visitantes, oferecendo-lhes uma experiência de transporte urbano de classe mundial”, acrescenta Al Sultan.