Depois da Dinamarca, Finlândia vai suspender restrições contra a covid-19

1 fev 2022, 09:49

País revela descida no número de novos casos devido à doença

A Finlândia vai suspender as restrições impostas no combate à covid-19 ao longo deste mês.

A informação foi avançada esta segunda-feira pela primeira-ministra do país, Sanna Marin, e vem na linha do que já estava a ser feito na Dinamarca.

Lembre-se que este país anunciou a eliminação a partir desta terça-feira de todas as restrições impostas na quarta vaga da pandemia, apesar do número recorde de contágios. Na base da decisão está o menor risco da variante Ómicron e o elevado número de imunizados.

Deste modo, à semelhança do que foi apresentado há cerca de uma semana pelos governantes dinamarqueses, a Finlândia vem agora explicar que algumas das restrições impostas até ao momento para combater a pandemia devem ser revistas. 

Com uma média de 5.408 novas infeções por covid relatadas por dia no Finlândia, o número de casos positivos revela uma descida.

O que muda e o que se mantém

A partir desta terça-feira, os estabelecimentos que servem refeições na Finlândia vão poder permanecer abertos até às 21:00. No entanto, os bares e outro tipo de comércio maioritariamente ligado à venda de bebidas alcoólicas devem manter o horário anteriormente estabelecido: a venda de álcool é permitida até às 17:00 e esses estabelecimentos devem encerrar até às 18:00.

Para entrar nos restaurantes vai continuar a ser exigido um teste negativo à covid-19 ou o certificado de vacinação. 

Já os ginásios e as piscinas vão também poder voltar ao normal funcionamento a partir desta terça-feira.

No que diz respeito aos regulamentos das fronteiras com a Finlândia, os mesmos vão ser suspensos quer para os países do Espaço Schengen, como para os não membros da União Europeia (UE).

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados