Hora muda já este fim de semana. Saiba como minimizar o impacto desta alteração

Andreia Miranda , com Lusa
28 out 2022, 09:11
Relógio (Getty Images)

Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo

Portugal vai atrasar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de inverno, e a transição tem sempre impacto na saúde. Para facilitar esta mudança, a Associação Portuguesa do Sono (APS) deixou várias recomendações que devem ser feitas a pouco e pouco, por adultos e crianças.

O objetivo é que, quando o dia 30 de outubro chegar, a mudança da hora não custe tanto. E se ainda não começou a adaptar-se para a mudança que aí vem, ainda vai a tempo.

Segundo a APS, na semana que antecede a mudança da hora, os adultos devem seguir as rotinas das refeições e da hora de deitar. Já as crianças deviam começar a deitar-se "30 minutos mais tarde a partir da quarta-feira anterior e durante quatro dias", para que no domingo à noite se voltem a deitar na hora habitual já no horário de inverno. 

Mas as recomendações não se ficam por aqui, uma vez que a APS deixa ainda conselhos para que seja possível "a manutenção de bons hábitos de sono" após a mudança de horário.

"Seguir as rotinas das refeições e das atividades habituais, evitar dormir a sesta, particularmente ao fim da tarde, reforçar a exposição à luz natural de manhã e evitar a luz dos equipamentos eletrónicos à noite", aconselha a associação, que lembra que a alteração de horário "tem impacto na saúde".

Na madrugada de domingo (30 de outubro) em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02:00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para as 00:00.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados