Ativistas que atiraram sopa contra quadro de Van Gogh acusadas do crime de vandalismo

Cláudia Évora , com Lusa
15 out 2022, 10:01
Quadro de Van Gogh vandalizado

As mulheres, de 20 e 21 anos, foram presentes ao Tribunal de Magistrados de Westminster

As duas mulheres que foram detidas pela polícia britânica depois de terem atirado sopa de tomate para cima da pintura "Girassóis" de Vincent van Gogh, na National Gallery, em Londres, foram acusadas do crime de vandalismo e outro de invasão agravada. Foram presentes ao Tribunal de Magistrados de Westminster.

Tratam-se de duas ativistas ambientais, de 20 e 21 anos, do movimento "Just Stop Oil", que tem vindo a realizar protestos nas últimas duas semanas na capital britânica.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver estas duas mulheres a atirar latas de sopa de tomate Heinz sobre o quadro, pintado em 1888 e cujo preço é estimado em mais de 84 milhões de dólares (86,2 milhões de euros).

Em seguida, colaram as palmas das mãos à parede sob o quadro.

A National Gallery garantiu que o incidente causou apenas pequenos danos ao quadro e que a pintura saiu ilesa. Mais tarde, foi novamente colocada em exposição. 

O movimento "Just Stop Oil" quer que o Governo britânico decrete o fim imediato de qualquer novo projeto de petróleo ou gás. O grupo tem chamado atenção, e críticas, por direcionar as suas ações contra obras de arte em museus.

Em julho, estes ativistas colaram-se na moldura do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, na Royal Academy of Arts de Londres, e no quadro “The Hay Wain”, de John Constable, na National Gallery.

Os ativistas ambientais também bloquearam pontes e ruas em Londres durante duas semanas de protestos.

A onda de manifestações ocorre quando o Governo britânico abre uma nova ronda de licenciamento para a exploração de petróleo e gás no Mar do Norte, apesar das críticas de ambientalistas e cientistas que dizem que a medida prejudica o compromisso do país com o combate às mudanças climáticas.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados