Três crianças morrem depois de caírem em lago gelado no Reino Unido

12 dez 2022, 14:05
Buscas no Babbs Mill Park, Reino Unido (AP)

Há mais uma criança no hospital em estado crítico. Autoridades alertam a população para as más condições meteorológicas que se deverão manter nos próximos dias

Três rapazes de oito, 10 e 11 anos morreram depois de caírem num lago gelado perto de Solihull, Inglaterra, no Reino Unido. Um quarto menino, de seis anos, permanece em estado crítico no hospital.

As crianças estavam a brincar no gelo, no domingo à tarde, no parque Babbs Mill, em Kingshurst, quando o gelo que cobria o lago cedeu. As operações de salvamento iniciaram-se pouco depois, com polícias e bombeiros especializados.

Richard Harris, da polícia de West Midlands, explicou que, a determinada altura, todos os polícias entraram na água gelada sem se preocuparem com sua própria segurança, para tentar alcançar as crianças. Alguns tinha água até à cintura, acrescentou, citado pela BBC.

"Um dos meus agentes estava a tentar perfurar o gelo para resgatar as crianças. Como resultado disso teve uma leve hipotermia. Tenho o prazer de dizer que ele já teve alta do hospital e está absolutamente bem", disse o responsável.

Os socorristas retiraram as crianças das águas geladas e levaram-nas para um hospital no centro de Inglaterra, a cerca de 160 quilómetros a norte de Londres, mas não foi possível reanimá-las depois de terem sofrido paragens cardíacas.

As buscas no local continuam, para que as equipas tenham "100% de certeza de que não há mais ninguém na água neste momento". "É importante sublinhar, porém, que não tivemos informações de que haja mais alguém desaparecido."

A notícia coincide com alertas do serviço meteorológico nacional para condições severas em grande parte do país, onde desde domingo uma tempestade de neve e frio está a causar fortes perturbações. Acredita-se que as temperaturas estivessem em 1ºC no momento do incidente, caindo para -3C durante a noite.

"Sabemos que a previsão meteorológica para os próximos dias deverá ser de muito frio", indicou Richard Stanton, comandante do Serviço de Bombeiros e Salvamento de West Midlands.

O responsável fez um apelo para que “adultos e crianças fiquem longe de águas abertas e em nenhuma circunstância se aventurem no gelo, independentemente da espessura ou segurança que pensem que possa ter".

As estradas no leste e sudeste estavam entre as mais afetadas hoje e alguns viajantes ficaram presos durante horas devido ao encerramento da estrada mais movimentada do Reino Unido, a M25, que circunda a cidade de Londres.

Os aeroportos de Gatwick e Stansted alertaram para atrasos nos voos durante o dia de hoje, depois de vários cancelamentos na noite de domingo. Segundo a BBC, mais de 50 voos foram cancelados no domingo à noite em Heathrow.

Hoje de manhã, a circulação automóvel também registou perturbações nos grandes eixos da capital onde se verificam grandes congestionamentos de trânsito devido à neve nas estradas.

Os comboios também sofreram atrasos e algumas ligações ferroviárias foram canceladas, assim como se verificam atrasos no metro de Londres. 

O país registou a noite mais fria do ano até agora no norte da Escócia, com -15,7 graus.

Europa

Mais Europa

Patrocinados