O suspeito, um homem de 56 anos, foi detido e depois libertado sob fiança
Discursava sobre o crime quando ficou sem os seus pertences. A secretária de Estado da Criminalidade, Polícia e Bombeiros do Reino Unido (o equivalente em Portugal à Administração Interna), Diana Johnson, foi roubada quando participava numa conferência da polícia, que teve lugar num hotel em Kenilworth, Inglaterra, na manhã de terça-feira.
“Muitos centros municipais e ruas principais de todo o país foram adornados por uma epidemia de comportamento antissocial, roubo e furto em lojas, que está a corroer as nossas comunidades”, dizia, diante da plateia na conferência da Associação dos Superintendentes da Polícia britânica (PSA, na sigla original), quando tudo aconteceu. A missão do Partido Trabalhista é, continuava, "restaurar o respeito pelo Estado de Direito nas ruas britânicas, incluindo a restauração do respeito pela polícia, que infelizmente foi erodida ao longo de muitos anos”.
Enquanto isso a mala com os seus pertences foi roubada. O incidente foi confirmado pelo Ministério do Interior britânico, que garantiu não terem sido identificados riscos de segurança. Já a PSA, organizadora do evento, rejeitou tecer quaisquer comentários.
A polícia de Warwickshire já prendeu o suspeito, na zona onde a conferência decorreu. Trata-se de um homem de 56 anos, natural de Coventry, que já foi, entretanto, libertado sob fiança.
No X, a governante disse ter sido um "prazer" discursar na conferência. "A nossa missão é combater a criminalidade grave e o comportamento antissocial e restabelecer o policiamento de proximidade. O que vi no meu curto período de tempo neste cargo deu-me uma confiança renovada de que seremos bem sucedidos", garantiu. O roubo de que foi alvo não foi mencionado na publicação.
Pleasure to speak at the @policesupers conference. We have a mission to tackle serious crime, antisocial behaviour and restore neighbourhood policing. What I've seen in my short time in this role has given me renewed confidence that we'll succeed. https://t.co/BAWbH22QgZ
— Diana Johnson DBE MP 🇬🇧🇺🇦🌈 (@DianaJohnsonMP) September 11, 2024
A PSA também usou a rede social para assinalar a presença da ministra no evento. Diana Johnson, escreveram, "agradece à polícia pelos seus esforços e resposta aos distúrbios ocorridos durante o verão e reflete sobre o elevado número de agressões anuais à polícia".
.@DianaJohnsonMP thanks police for their efforts and response to the disorder over summer, and reflects on the high number of yearly assaults on police. She says “we recognise your service and sacrifice” #SupersConference pic.twitter.com/VtRApAoAtb
— policesupers (@policesupers) September 10, 2024
O presidente da PSA denunciou, durante o evento, o “subinvestimento crónico” no policiamento no país nos últimos anos. As forças de segurança foram deixadas, segundo disse, “financeiramente afogadas” e “a funcionar com poucos recursos”. Nick Smart apontou também o dedo à gestão da sobrelotação das prisões e à libertação de prisioneiros.