Secretária de Estado das polícias do Reino Unido prometia acabar com "epidemia de crime" quando foi roubada num hotel cheio de agentes

CNN Portugal , ARC
12 set, 18:07
Diana Johnson (ministra do Crime e Polícia do Reino Unido/Parlamento britânico)

O suspeito, um homem de 56 anos, foi detido e depois libertado sob fiança

Discursava sobre o crime quando ficou sem os seus pertences. A secretária de Estado da Criminalidade, Polícia e Bombeiros do Reino Unido (o equivalente em Portugal à Administração Interna), Diana Johnson, foi roubada quando participava numa conferência da polícia, que teve lugar num hotel em Kenilworth, Inglaterra, na manhã de terça-feira.

“Muitos centros municipais e ruas principais de todo o país foram adornados por uma epidemia de comportamento antissocial, roubo e furto em lojas, que está a corroer as nossas comunidades”, dizia, diante da plateia na conferência da Associação dos Superintendentes da Polícia britânica (PSA, na sigla original), quando tudo aconteceu. A missão do Partido Trabalhista é, continuava, "restaurar o respeito pelo Estado de Direito nas ruas britânicas, incluindo a restauração do respeito pela polícia, que infelizmente foi erodida ao longo de muitos anos”.

Enquanto isso a mala com os seus pertences foi roubada. O incidente foi confirmado pelo Ministério do Interior britânico, que garantiu não terem sido identificados riscos de segurança. Já a PSA, organizadora do evento, rejeitou tecer quaisquer comentários. 

A polícia de Warwickshire já prendeu o suspeito, na zona onde a conferência decorreu. Trata-se de um homem de 56 anos, natural de Coventry, que já foi, entretanto, libertado sob fiança.

No X, a governante disse ter sido um "prazer" discursar na conferência. "A nossa missão é combater a criminalidade grave e o comportamento antissocial e restabelecer o policiamento de proximidade. O que vi no meu curto período de tempo neste cargo deu-me uma confiança renovada de que seremos bem sucedidos", garantiu. O roubo de que foi alvo não foi mencionado na publicação.

A PSA também usou a rede social para assinalar a presença da ministra no evento. Diana Johnson, escreveram, "agradece à polícia pelos seus esforços e resposta aos distúrbios ocorridos durante o verão e reflete sobre o elevado número de agressões anuais à polícia".

O presidente da PSA denunciou, durante o evento, o “subinvestimento crónico” no policiamento no país nos últimos anos. As forças de segurança foram deixadas, segundo disse, “financeiramente afogadas” e “a funcionar com poucos recursos”. Nick Smart apontou também o dedo à gestão da sobrelotação das prisões e à libertação de prisioneiros.

Europa

Mais Europa

Patrocinados