Príncipe André vai renunciar a todos os títulos reais

17 out, 19:12
Príncipe André (Associated Press)

André já tinha deixado de ser um "membro da realeza ativo"

O príncipe André vai renunciar "de forma imediada" a todos os títulos reais, incluindo o de duque de York, segundo o próprio adiantou em comunicado.

"Em discussão com o Rei, e com a minha família, concluímos que as contínuas acusações contra mim distraem o trabalho de Sua Majestade e da Família Real. Decidi, como sempre fiz, colocar o meu dever para com a minha família e o meu país em primeiro lugar. Mantenho a minha decisão de há cinco anos de me afastar da vida pública" começa por dizer o comunicado a que a BBC teve acesso.

"Com o consentimento de Sua Majestade, sentimos que agora devo dar um passo adiante. Portanto, não usarei mais o meu título ou as honras que me foram conferidas. Como disse anteriormente, nego veementemente as acusações contra mim", reitera o membro da família real, que tem enfrentado forte escrutínio público devido à sua ligação com Jeffrey Epstein.

Numa entrevista à BBC Newsnight, André tinha afirmado que não tinha tido mais contacto com Epstein depois de terem sido fotografados juntos em Nova Iorque, em dezembro de 2010. No entanto, vieram a público emails trocados meses depois que sugerem que o príncipe manteve contacto privado com Epstein, incluindo uma mensagem onde se lia: “Mantém-te em contacto e voltaremos a falar em breve!”.

No passado, André já tinha deixado de ser um "membro da realeza ativo" e perdido o direito de usar o título de Sua Alteza Real.

Segundo a BBC, as filhas do príncipe André, a princesa Beatrice e a princesa Eugenie, deverão manter os títulos reais, enquanto o pai irá permanecer na sua residência em Windsor.

 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas