Reino Unido: porque é que Liz Truss teve o pior começo possível

CNN , Luke McGee
29 set 2022, 09:00
Liz Truss

Planos de Truss tiveram um efeito de ricochete quase imediato.

As primeiras semanas de Liz Truss como primeira-ministra britânica foram definidas pela crise. Mal tinham passado 48 horas depois de ela assumir o cargo quando a rainha Isabel II morreu, colocando o país num estado de luto oficial e atrasando o lançamento oficial do plano Truss para a Grã-Bretanha.

Uma vez terminado esse período de luto oficial, na segunda-feira da semana passada, o seu governo desencadeou uma vaga de políticas radicais, culminando na sexta-feira com o anúncio de 45 mil milhões de libras (cerca de 50 mil milhões de euros) em cortes de impostos. As medidas incluíram o desmantelamento da taxa máxima paga pelos mais altos rendimentos, em ajustamentos que beneficiarão os ricos muito mais do que milhões de pessoas com rendimentos mais baixos.

A lógica, de acordo com o governo de Truss, é que a redução dos impostos particulares e empresariais irá desencadear um boom de investimento e dar um pontapé de saída para a economia britânica.

Numa entrevista com Jake Tapper da CNN na semana passada, Truss defendeu os seus planos económicos dizendo que o seu governo estava “a incentivar as empresas a investir e estamos também a ajudar as pessoas comuns com os seus impostos”.

Mas os planos de Truss parecem ter tido um efeito de ricochete quase imediato. A libra caiu para o seu nível mais baixo em quase quatro décadas na segunda-feira, até ao ponto em que atingiu quase a paridade com o dólar. Parece muito provável que o Banco de Inglaterra aumente as taxas de juro, o que tornará os reembolsos mais difíceis para aqueles que têm a sorte de ter créditos à habitação, enquanto aqueles que procuram obtê-los já estão a ver os produtos serem retirados pelos bancos.

Na quarta-feira, o Banco de Inglaterra anunciou que iria comprar títulos do governo britânico, numa tentativa de “restaurar as condições ordenadas do mercado” e evitar “disfunções” após os cortes, e o subsequente mergulho da libra esterlina.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) emitiu uma reprimenda rara a um país desenvolvido na terça-feira à noite, criticando os planos de redução de impostos do Reino Unido, dizendo que “provavelmente irão aumentar a desigualdade”.

O caos não poderia ter vindo em melhor altura para o Partido Trabalhista da oposição, que realizou a sua conferência anual em Liverpool esta semana.

Ao entrar na conferência, o Partido Trabalhista estava a desfrutar de sondagens que não via desde os dias do último primeiro-ministro trabalhista a ganhar uma eleição geral, Tony Blair.

Oportunidade para os Trabalhistas

O Partido Trabalhista tem sofrido muito desde que perdeu o poder em 2010. Os seus dois últimos líderes têm lutado pela sua credibilidade pessoal numa série de questões, desde a economia à segurança.

O último líder do partido, Jeremy Corbyn, veio da extrema esquerda do partido. No passado, esteve associado a extremistas conhecidos, opôs-se à NATO, partilhou plataformas com antissemitas e esteve genericamente à margem da política durante décadas.

Quando o seu sucessor, Keir Starmer, assumiu o poder em 2020, recebeu a aprendizagem de que a sua função seria retirar a influência de Corbyn do partido e depois entregá-la a um novo líder, provavelmente mais próximo de 2030 do que das próximas eleições gerais, agendadas para 2024.

Esta semana em Liverpool, porém, os Trabalhistas de Starmer pareciam legitimamente como um governo em estado de espera. Isso é nada menos do que notável, dado que nem há um ano Boris Johnson parecia o campeão indiscutível da política britânica.

Mas depois dos escândalos terem afundado o seu primeiro-ministro e a aprovação dos Conservadores, Starmer, um advogado de falinhas mansas, com um corte de cabelo inteligente e fatos sem igual, parece realmente que poderá ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.

Keir Starmer

Nos dois anos da sua liderança, Starmer conseguiu silenciar muitos dos elementos do seu partido que Corbyn atraiu. Deixou de ser um lar de radicais de extrema-esquerda para passar a ser um partido cuja conferência esta semana atraiu lobistas empresariais que estavam muito contentes por financiar eventos e escovar os ombros ao potencial próximo governo.

E após anos de acusações, enquanto Corbyn estava no comando, de que os Trabalhistas eram de alguma forma antibritânicos, a conferência deste ano começou com delegados a cantar o hino nacional.

Os que estão à volta de Starmer estão a temperar o seu otimismo. O Partido Trabalhista já tinha cheirado o poder antes, apenas para ficar desapontado quando as eleições gerais seguintes se realizassem. O Reino Unido, particularmente a Inglaterra, é tradicionalmente de eleitores conservadores. Governos trabalhistas anteriores conquistaram o poder em grande parte devido ao apoio escocês.

Isto foi praticamente esgotado desde o referendo de independência de 2014, no qual a Escócia votou para permanecer no Reino Unido por uma margem de 55% a 45%. Isso deixou quase metade dos escoceses descontentes e mudando o seu apoio ao Partido Nacional Escocês pró-independência.

O Partido Trabalhista também tem tendência para cometer erros não forçados. Embora a conferência deste ano tenha decorrido em grande parte sem problemas, uma quase crise teve de ser resolvida.

Na terça-feira, surgiu um vídeo de uma deputada trabalhista a chamar o ministro das Finanças Conservador, Kwasi Kwarteng, “superficialmente” negro. A deputada, Rupa Huq, viu o apoio do seu partido ser retirado quase imediatamente, o que significa que foi expulsa do partido e agora senta-se como independente. Mais tarde, Huq publicou no Twitter que tinha pedido desculpa a Kwarteng por comentários que descreveu como tendo sido “mal julgados".

E os membros do Partido Trabalhista sabem muito bem que o Partido Conservador joga o jogo da política melhor do que a maioria. O termo “partido natural do governo” pode parecer estranho, dado o caos que se verifica em torno de Truss neste momento, mas os Conservadores gostam de ganhar a qualquer custo.

“Parecemos jogadores imprudentes”

No entanto, nada disto está a proporcionar muito conforto aos deputados conservadores.

“Todos os problemas que temos agora são autoinfligidos. Parecemos jogadores imprudentes que só se preocupam com as pessoas que se podem dar ao luxo de perder o jogo”, disse um ex-ministro conservador à CNN esta quarta-feira de manhã.

Apontando para a equipa à volta de Truss, que é em grande parte constituída por conservadores libertários, disse o ex-ministro: “Cometemos o erro de pensar que as coisas que correm bem no mercado livre dos grupos de pensamento, correm bem no mercado livre”.

Por tudo aquilo que não parece bem para Truss, há um receio nos círculos trabalhistas de que as atuais sondagens sejam um reflexo da desaprovação dos Conservadores e não do entusiasmo pelos Trabalhistas. Muitos ainda questionam se Starmer tem realmente a força de uma personalidade para conquistar um número suficiente de eleitores e derrotar de forma abrangente os Conservadores nas próximas eleições.

Esta cautela pode nascer de uma relutância em se anteciparem a si próprios. E as suas dúvidas sobre Starmer podem ser a mesma razão pela qual alguns Conservadores estão tranquilamente otimistas de que Truss tem mais substância pessoal do que o seu rival trabalhista e poderá simplesmente dominá-lo no futuro.

O que é inegável é que as expectativas na política britânica se alteraram esta semana. Pela primeira vez em anos, a próxima eleição é inegavelmente a que os Trabalhistas podem ganhar.

 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados