Dinheiro, obras e joias. Rei Felipe VI divulga quanto tem de património: 2,5 milhões de euros

26 abr 2022, 11:00

Monarca quis dar exemplo de "transparência", com o objetivo de "reforçar a confiança" dos cidadãos na Coroa. Divulgação dos valores coloca em prática as leis de transparência e dos altos cargos, em vigor em Espanha desde 2013 e 2015, respetivamente, das quais o rei está automaticamente excluído

É uma tentativa de "transparência e exemplo" sem precedente em Espanha. A Casa Real espanhola divulgou, esta segunda-feira, que o património do rei Felipe VI é de 2.573.392,80 euros, para dar cumprimento à decisão do monarca de tornar público os seus bens.

De acordo com o jornal El País, que cita fontes do Palácio da Zarzuela, o património está dividido em duas partes. Do valor total, 2.267.942,80 euros estão em "depósitos de contas corrente ou de aforro e valores mobiliários representativos da participação em fundos próprios de qualquer entidade". Os restantes 305.450 euros são referentes a "obras de arte, antiguidades e joias pessoais" que já foram taxadas.

No comunicado, a Casa Real explica que a decisão de tornar público o valor total do património foi tomada pelo próprio Felipe VI, com o objetivo de "reforçar a confiança" dos cidadãos na monarquia.

"Desde a sua proclamação, o rei iniciou o caminho de modernização da Coroa para a tornar merecedora do respeito e da confiança dos cidadãos, sob os princípios de exemplo, transparência, retidão e integridade dos seus comportamentos", pode ler-se no comunicado divulgado online.

Esta decisão coloca assim em prática as leis de transparência e dos altos cargos, em vigor em Espanha desde 2013 e 2015, respetivamente, das quais o rei está automaticamente excluído, mas que não impedem a que se submeta a elas voluntariamente. 

Que património?

Desde 1998 que Felipe VI recebe uma remuneração dos Orçamentos da Casa do Rei: primeiro como Príncipe das Astúrias e depois, desde 2014, como rei. Graças a essa remuneração, o monarca recebeu 4.275.796,94 euros (aos quais foram deduzidos impostos), com os quais pagou as despesas pessoais, como o custo do internato da Princesa das Astúrias no País de Gales.

Segundo fontes da Casa do Rei, Felipe VI não tem propriedades em seu nome, nem bens no estrangeiro. 

Apesar do rei de Espanha ter tornado público o seu património, as mesmas fontes adiantam que não está previsto que o mesmo seja feito por parte da rainha Letizia.

Europa

Mais Europa

Patrocinados