Van Dunem, Cândida Vilar e Nuno Crato reformam-se em maio. Estes são os valores das pensões

7 abr 2022, 12:56
Francisca Van Dunem

Lista de aposentações foi publicada em Diário da República. Van Dunem reforma-se como juíza conselheira

A ex-ministra da Justiça Francisca Van Dunem, o ex-ministro da Educação de Passos Coelho Nuno Crato e a procuradora Cândida Vilar são três dos nomes que aparecem na longa lista dos registos da Caixa Geral de Aposentações (CGA), publicada em Diário da República, esta quarta-feira.

Van Dunem, que acumulou, no governo de Costa, a pasta da Justiça com a da Administração Interna, após a saída de Eduardo Cabrita, aposentou-se como juíza conselheira e vai receber uma reforma de 6.750,21 euros mensais a partir do mês de maio.

Entre os principais cargos desempenhados ao longo da carreira de Van Dunem destacam-se o trabalho no gabinete do Procurador-Geral da República entre 1999 e 2001, a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa entre 2001 e 2007 e o serviço enquanto Procuradora-Geral Distrital de Lisboa, de 2007 a 2015, ano em que suspendeu funções para tomar posse como ministra. Foi já quando estava no Governo que acabou por tomar posse como juíza conselheira no STJ, em 29 março de 2016. A 16 de março de 2022, foi aposentada e jubilada como juíza do Supremo Tribunal.

Já Nuno Crato, que foi ministro da Educação de Passos Coelho, passa à reforma como professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão. Mensalmente, segundo os registos da CGA, vai receber 4.472,60 euros.

Outro dos nomes que surge na lista dos reformados de maio é a procuradora Cândida Vilar, responsável pela investigação da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, e que foi alvo de um inquérito disciplinar no caso dos Comandos em 2019, chegando mesmo a ser constituída arguida.

Cândida Vilar reforma-se como procuradora e vai receber 5.831,53 euros por mês.

País

Mais País

Patrocinados