Milhares de reformados viúvos vão receber duas meias pensões em outubro

10 set 2022, 09:31
Dinheiro (Getty Images)

Medida beneficia quem recebe pensão de sobrevivência. Há mais de 736 mil pessoas a receber prestação por morte do cônjuge ou familiar direto

Os pensionistas que recebem, além da própria reforma, a chamada pensão de sobrevivência vão ter direito a receber duas meias pensões em outubro. São dois apoios extraordinários, um por cada pensão.

Cerca de 2,7 milhões de pensionistas da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações vão receber mais meia pensão. Quem acumula os dois benefícios, receberá dois complementos extraordinários.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), que avança a informação na edição deste sábado, as mulheres são as principais beneficiárias das pensões de sobrevivência – 81,2%.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, em julho, o número total de beneficiários das pensões de sobrevivência eram 736,2 mil, só no regime da Segurança Social. Os dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério da Segurança Social dão conta de mais 8485 beneficiários deste subsídio no mês de julho, face a igual período do ano passado, um aumento de 1,2%. Há 597,7 mil mulheres e 138,4 homens a beneficiar desta ajuda.

O pagamento do complemento extraordinário será feito em outubro, por transferência bancária ou vale postal, o mesmo modo de pagamento pelo qual o pensionista recebe as reformas habituais.

País

Mais País

Patrocinados