Vídeos que mostram objetos pessoais alinhados num tabuleiro de aeroporto invadiram redes sociais como o TikTok, mas porquê?
Há uma nova tendência nas redes sociais que consiste em fotografar objetos pessoais em tabuleiros semelhantes aos utilizados nas zonas de controlo de segurança dos aeroportos. Mas há quem ponha em prática esta moda sem pudor nas filas de aeroportos, apesar dos constrangimentos causados, e se transforme numa das pessoas mais odiadas da fila para ultrapassar os controlos de segurança.
Óculos de sol, livros, calçado – estes são alguns dos artigos que são cuidadosamente posicionados nos tabuleiros. Algumas influenciadoras, como Chelsea as of Late, oferecem mesmo dicas nas suas redes sociais sobre como seguir a tendência sem causar atrasos nos aeroportos. O melhor, refere a criadora digital, é organizar os objetos e fazer a fotografia depois de passar pela segurança, num local que não importune os demais passageiros.
Um artigo da CNN Travel levanta questões de higiene sobre esta tendência: um estudo de 2018 revelou que os tabuleiros de aeroporto contêm mais germes do que as sanitas das casas de banho de aeroportos.
E apesar das críticas geradas em torno desta moda, a tendência tem chamado à atenção de algumas marcas como Anthropologie e a Faber, que já a adotaram, partilhando as suas próprias versões
Apesar de algumas imagens partilhadas nas filas dos controlos de segurança, alguns dos utilizadores de redes sociais que seguem esta tendência não chegam a estar num aeroporto. É possível comprar na Amazon um tabuleiro parecido com os que são usados nos aeroportos: foi isso o que fez uma uma influencer num vídeo que publicou no TikTok.