Está provado: cães podem reconhecer os donos apenas pela voz

CNN , Allegra Goodwin
6 mar 2022, 15:00
Um novo estudo mostra que os cães podem reconhecer o seu dono apenas pela voz.

Pode já ter a certeza de que o seu cão pode reconhecê-lo pela sua voz. No entanto, e de acordo com um novo estudo, eles podem nem precisar da visão ou do cheiro para guiá-los.

Uma equipa de investigadores descobriu que os cães podem reconhecer os seus donos somente pela sua voz. Para tal, os animais usam algumas das mesmas propriedades de voz que os humanos utilizam, tais como: o tom e o ruído.

"Esta é a primeira prova de que os cães podem distinguir a voz dos seus donos entre muitas outras", disse Andics Attila, num comunicado de imprensa. Ele é o responsável pelo laboratório onde se realizou o estudo.

Os investigadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria, pediram aos donos de 28 cães para brincarem às escondidas no laboratório. Num dos dois esconderijos estavam os donos dos animais e, no outro, escondia-se um desconhecido. A tarefa dos cães era encontrar os seus donos.

Do esconderijo onde estava o dono, ouvia-se uma gravação da sua voz. No outro esconderijo, puseram a voz do desconhecido. Ambos liam receitas num tom neutro.

Ao longe, os cães tinham de escolher e encontrar os seus donos. O jogo teve várias etapas e, no decorrer da brincadeira, as vozes dos donos foram misturadas com 14 vozes diferentes de pessoas estranhas.

Através de um comunicado de imprensa, os investigadores disseram que os cães encontraram os seus donos em 82% dos casos.

Para assegurar que os cães se guiavam apenas pela voz e não pelo olfato, os investigadores, nas duas últimas etapas, puseram a gravação da voz do dono no local onde o estranho se escondia.

Os cães ainda se dirigiam para o local de onde vinham as vozes dos seus donos. Isso mostrou que eles não usavam o olfato para desempenhar a tarefa.

Os investigadores escreveram: “A elevada taxa de sucesso da escolha dos cães, a sua capacidade de distinguir a voz dos donos entre uma variedade de vozes de controlo, o facto das escolhas dos cães não terem sido confundidas por dicas olfativas e a ordem do falante indicam que os cães podem usar, de forma confiável, pistas sobre a identidade. Estas são transmitidas pela fala.”

Tamás Faragó, investigador do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd, disse, à CNN, que esta experiência de que os cães não confiam tanto no seu olfato pode ser vista como "surpreendente".

Ele disse: “Provavelmente, em muitos casos, os cães precisam do olfato para encontrar coisas, mas não o usam sistematicamente.”

Faragó e sua equipa também exploraram, de igual modo, as características das vozes. Estas ajudavam os cães a saber onde seus donos estavam. Os investigadores descobriram que os cães usam algumas das mesmas características da voz que os humanos. Desta forma, reconhecem quem está a falar. Essas características incluem o tom, que pode ser mais alto ou mais baixo, o ruído, que pode ser mais nítido ou mais grave e o timbre, que pode mais límpido ou mais intenso.

Os investigadores descobriram que, se a voz do dono e do estranho diferiam mais no tom e no ruído, isso ajudava os cães a reconhecer a voz dos seus donos. Contudo, o timbre e outras características sonoras não ajudaram os cães a distinguir entre um estranho e o seu dono.

“As descobertas do estudo podem significar que os cães talvez identifiquem a voz dos seus donos pelo telefone.”

“Isso pode ser importante para os cães que sofrem de ansiedade de separação”, disse ele. Faragó acrescentou, de igual modo, que estas descobertas da sua equipa podem ter “uma aplicação prática” no mundo real.

 “É claro que, se os cães estiverem pessoalmente com os humanos, eles podem diferenciar as pessoas pela aparência, bem como pelo cheiro. Os animais usam tudo isso e há cada vez mais pesquisas e tecnologias que seguem essa linha de investigação.”

O estudo foi publicado na revista Animal Cognition, a 10 de fevereiro.

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados