Estudante estrangeira detida e acusada de "nazismo" por dançar twerk em memorial de guerra na Rússia

21 abr 2022, 10:08
Rebecca Ziba

Jovem publicou um vídeo nas suas redes sociais a dançar em frente a um memorial da II Guerra Mundial em Khanty-Mansiysk. Não correu bem

Uma jovem estudante oriunda da Zâmbia foi detida na Rússia esta quarta-feira por alegadamente "regenerar" os ideais "nazis". Segundo noticia a Euronews, em causa, alegam as autoridades russas, está um vídeo de uma "dança obscena" em frente a um memorial da II Guerra Mundial em Khanty-Mansiysk.

Além disso, Rebecca Ziba é acusada de ter escrito uma "legenda insultuosa" a acompanhar o vídeo que publicou no Instagram. "Abanando o rabo para os mortos, tenho a certeza que vão dormir bem esta noite", pode ler-se na publicação.

A jovem de 21 anos foi acusada de acordo com o artigo Art. 354.1 do Código Penal russo, sobre "regenerar o nazismo", e pode agora enfrentar uma pena de prisão de três anos, além de ser multada num valor que pode chegar aos três milhões de rublos (cerca de 34 mil euros), se for condenada por "profanar um símbolo da glória militar russa". 

Num vídeo publicado pela esquadra da polícia de Khanty-Mansiysk, ao qual a Euronews teve acesso, Rebecca Ziba aparenta estar sentada numa sala de interrogatório, onde confessa e pede "desculpa" pelo vídeo que publicou a 16 de abril, alegando que o fez sem saber "quem iria magoar ou irritar".

“Não era para ser ofensivo. Não queria desrespeitar as pessoas que morreram” na II Guerra Mundial, lamenta a jovem.

“Não sabia o que eles tinham feito, não sabia que era tão importante. Peço imensa desculpa. Não sabia”, repetiu a estudante estrangeira. Contudo, não é claro em que tipo de condições a jovem está detida e se teve acesso a qualquer representação legal.

A Euronews contactou a embaixada da Zâmbia em Moscovo, mas não obteve resposta.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados