Líder checheno participa em vídeo com sósia de Zelensky a assinar rendição da Ucrânia

12 jul 2022, 11:46
Líder checheno divulga paródia com sósia de Zelensky

Líder autoritário da República da Chechénia, que faz parte da Federação Russa, tem divulgado propaganda pró-russa para se afirmar no campo de batalha e continuar a demonstrar lealdade a Vladimir Putin

Ramzan Kadyrov, líder autoritário da Chechénia e conhecido aliado do presidente russo - que tem sob o seu comando uma milícia a combater na Ucrânia, ao lado das forças de Moscovo - divulgou um vídeo com um sósia de Volodymyr Zelensky a assinar a rendição.

Kadyrov, que tem repetido que os russos têm de entrar em Kiev e dominar a capital da Ucrânia, divulgou há poucos dias, no seu canal de Telegram, uma paródia em que surge de pé, com a mão no ombro de um ator a imitar o presidente ucraniano, parecendo ameaçá-lo até que este assina um documento e declara a "rendição incondicional" das forças armadas ucranianas, anunciando a "desmilitarização e desnazificação" totais da Ucrânia. Recorde-se que estes são, precisamente, os argumentos do Kremlin para a invasão.

De acordo com uma tradução feita pelo canal francês BFM TV, o falso Zelensky termina a sua intervenção gritando "Akhmat Sila", que será um grito de guerra checheno, assinando a rendição com a letra Z, símbolo das forças armadas da Federação Russa.

Recorde-se que Kadyrov, de 45 anos, já foi promovido por Vladimir Putin a tenente-general pelo seu papel na invasão da Ucrânia. O líder checheno tem aproveitado a oportunidade para manifestar publicamente a sua lealdade ao presidente russo, pedindo inclusivamente a Putin, em comícios, que o deixe "chegar a Kiev" para colocar "as coisas em ordem".

Kadyrov tem conseguido mobilizar a sociedade chechena a favor da invasão russa, chegando mesmo a recrutar soldados em clubes de artes marciais, pelo que a divulgação de propaganda pró-russa através das redes sociais, com materiais como este vídeo da falsa rendição, serão fundamentais para continuar a recolher apoios e impor-se como líder perante os seus pares.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados