Cúmulo do azar: foram atingidos por raio numa das zonas mais inóspitas dos EUA

18 jun, 16:39
Salvamento em montanha do Colorado (Jake Smith/Alpine Rescue Team via AP)

Iam apenas dar um passeio, mas acabaram com uma história para contar mais tarde

Dois homens foram atingidos por um raio num pico do Colorado, nos Estados Unidos. Acredita-se que este possa ser o salvamento de helicóptero com maior altitude de que há registo neste estado montanhoso.

Os dois homens, cujas identidades permanecem em anonimato, pretendiam chegar ao cume da montanha, avançou o oficial de informação pública da Alpine Rescue Team, Jake Smith. Após terem cumprido o objetivo, foram atingidos por um raio.

As operações de resgate ocorreram na passada quinta-feira, perto de Torreys Peak, uma montanha com 4.360 metros e a 60 quilómetros do oeste de Denver, considerado o 11º ou 12º pico mais alto do Colorado.

Ainda antes de serem atingidos pelo raio, os dois homens pediram ajuda pelas 17:00, depois de se desviarem da rota inicialmente prevista - caminho este que não exigia experiência ou uso de equipamento de escalada.

Equipas de resgate trabalham para salvamento em montanha do Colorado (Jake Smith/Alpine Rescue Team via AP)
Equipas de resgate trabalham para salvamento em montanha do Colorado (Jake Smith/Alpine Rescue Team via AP)

Após a ajuda dos profissionais, os dois homens prosseguiram o caminho e pouco depois, num segundo telefonema, informaram as autoridades sobre o sucedido - tinham sido atingidos por um raio.  

Além dos 30 socorristas que subiram a montanha para colaborarem nas operações de resgate, foi também utilizado um helicóptero da Guarda Nacional do Colorado para retirar a vítima que se encontrava em estado mais grave, que foi levado de imediato para o hospital. 

Mais tarde, por volta da meia-noite, o helicóptero regressou ao local para resgatar o segundo homem, que se encontrava em situação menos crítica.

E.U.A.

Mais E.U.A.
IOL Footer MIN