Rainha Isabel II sentiu "um desconforto" e falha evento na Catedral de São Paulo esta sexta-feira

2 jun 2022, 20:00

"Sua Majestade concluiu com grande relutância que não vai comparecer"

A Rainha Isabel II sofreu "um desconforto" esta quinta-feira durante um desfile no seu jubileu, avança a agência AFP, que cita um comunicado do Palácio de Buckingham.

Assim, a monarca vai faltar à missa de ação de graças marcada para sexta-feira na Catedral de São Paulo, na qual iria agradecer e refletir sobre os 70 anos de reinado. Trata-se de um evento que ocorre, precisamente, no âmbito das celebrações do Jubileu de Platina

"Tendo em conta a agenda e a atividade necessária para participar na missa das celebrações dos Jubileu de Platina esta sexta-feira na Catedral de São Paulo, Sua Majestade concluiu com grande relutância que não vai comparecer", lê-se na nota.

Neste mesmo comunicado, o Palácio de Buckingham fez saber que a Rainha Isabel II "gostou muito do desfile de Aniversário e do sobrevoo das aeronaves da força aérea inglesa".

Além disso, informa também que a monarca vai participar na tradição britânica "que envolve acender 'faróis' [com fogo] esta quinta-feira à noite no Castelo de Windsor", aproveitando ainda para "agradecer a todos aqueles que fizeram desta quinta-feira uma ocasião memorável". 

Esta não é a primeira vez que a rainha, com 96 anos, falha eventos por motivos de saúde. No mês passado, o príncipe Carlos substituiu, pela primeira vez, a mãe na abertura oficial do ano parlamentar britânico. 

É o momento em que a chefe de estado/monarca/soberana dá voz às linhas-mestras do programa do governo ingles, num discurso dirigido as duas câmaras do parlamento (lordes e comuns). Isabel II sofre há vários meses de problemas de mobilidade.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados