Saiba como vai decorrer, minuto a minuto, o funeral da rainha Isabel II (que a CNN Portugal dará em direto)

18 set 2022, 16:30
Isabel II ilustração CNN

É o primeiro funeral de Estado em 57 anos e tudo foi preparado para que nada falhe. Este é o plano para segunda-feira, dia 19 de setembro

O enterro da rainha Isabel II vai ser o primeiro funeral de Estado no Reino Unido desde 1965, ano em que morreu o primeiro-ministro Winston Churchill. Por isso, toda a preparação está a ser feita até ao mais ínfimo pormenor. Dos convidados às flores, das horas de arranque aos minutos de silêncio, tudo foi cronometrado para que nada falhe, tendo os militares ensaiado pela noite fora para garantir que no dia 19 de setembro, a última homenagem aquela que durante 70 anos governou o Reino Unido corre como se espera: de forma solene, sem imprevistos e com o rigor britânico que se exige.

Assim, durante a manhã, e depois do velório ser encerrado às 6:30, o caixão da rainha será levado em procissão, numa distância curta, para a Abadia de Westminster, para o funeral de Estado, marcado para as 11:00, num dia que será feriado no Reino Unido.

Na cerimónia marcarão presença membros da família real, políticos e outros convidados – que foram chegando nos dias anteriores a Londres. Ao todo foram convidados 500 chefes de Estado e outros dignatários, sendo que a Abadia de Westminster tem capacidade para 2.200 pessoas. A cerimónia será transmitida em direto na CNN Portugal. 

Após o serviço religioso na Abadia de Westminster, a urna seguirá por Wellington Arch, tendo o Castelo de Windsor como destino final. O carro fúnebre seguirá por Long Walk até à Capela de São Jorge, onde decorrerá o último serviço religioso, em exclusivo para a família. Aí, Isabel II ficará sepultada, junto do marido e dos soberanos que a procederam.

A cronologia do funeral da rainha Isabel II

6:30 - Portas de Westminster Hall, onde o corpo da rainha está em Câmara Ardente, serão fechadas e o velório encerrado.

8:00 - Abertura de portas na Abadia de Westminster. Os convidados deverão começar a chegar a partir desta hora.

10:44 - A urna será levada, em procissão, do Westminster Hall até à Abadia de Westminster na Carruagem de Armas do Estado da Marinha Real em procissão. Atrás do caixão seguirá o rei Carlos III, acompanhado pelos irmãos, os filhos e restantes membros da família real, assim como alguns funcionários da Casa Real.

10:52 - A procissão chegará ao portão Oeste da Abadia de Westminster e a urna será levada para dentro da abadia para o funeral de Estado.

11:00 - Tem início o funeral de Estado.

11:55 - Soará a melodia "Last Post" (usada em funerais militares das nações da Commonwealth) e serão feitos dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido. Depois será entoado o hino nacional que encerrará o serviço fúnebre.

13:00 - Depois do serviço religioso na Abadia de Westminster, a urna será colocada na carruagem que a levou para o funeral e seguirá por Wellington Arch, no Hyde Park Corner. Aí, a urna será transferida para o carro funerário de Estado e a procissão seguirá para o castelo de Windsor, com os membros da família real a seguir o cortejo.

Trajeto que será feito pela urna entre Westminster Hall e o Castelo de Windsor

15:00 (aproximadamente) - A urna chegará a Windsor e terá início uma procissão lenta que começará na Albert Road e passará por Long Walk, Cambridge Gate, Cambridge Drive, George IV Gate, Quadrangle, Engine Court, Norman Arch, Chapel Hill, Parade Ground e Horseshoe Cloister Arch, antes de chegar ao Castelo de Windsor.

16:00 - Tem início a cerimónia onde estará presente a família real, funcionários da Casa Real, Governadores Gerais e primeiros-ministros. A cerimónia será conduzida pelo deão de Windsor e o arcebispo da Cantuária também estará presente. Será a última cerimónia pública.

19:30 - Terá lugar o enterro da rainha Isabel II, numa cerimónia privada para a família que será conduzida pelo deão de Windsor, na Capela Memorial Rei George VI. A urna da rainha Isabel II será sepultada junto do marido, o duque de Edimburgo, e dos soberanos que a procederam.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados