Tem 300 quilos e é o maior peixe de água doce alguma vez encontrado

21 jun, 13:45

A raia gigante foi encontrada por pescadores

Foi encontrada no rio Mekong, no Camboja, uma raia gigante com quase quatro metros de comprimento e cerca de 300 quilos, que deverá ser o maior peixe de água doce do mundo encontrado até ao momento. 

A descoberta foi confirmada por Zeb Hogan, um biólogo que há 17 anos procura o maior peixe de água doce do mundo. 

O alerta foi dado por pescadores no local, que encontraram a raia e avisaram o biólogo. Chegado ao local, foram reunidas três balanças individuais para pesar o peixe, que foi içado para fora de água através de uma lona.

Posteriormente, antes de devolver o animal ao rio, foi-lhe colocado uma etiqueta com uma tecnologia acústica inovadora para o conseguir rastrear durante um ano. 

A raia Gigante (Chhut Chheana, AP)

Zeb Hogan afirmou que "o facto do maior peixe de água doce do mundo ter sido capturado no Mekong é notável", acrescentando que “esta é uma região densamente povoada e o rio enfrenta muitos desafios, incluindo muita pesca.”

O biólogo acredita que o rio seja uma zona fértil para as raias gigantes, o que é um indicador da saúde do ecossistema. “É um lugar muito único e muito pouco estudado”. Infelizmente, segundo Hogan, muitos destes animais acabam por ser pescados e vendidos nos mercados locais.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados