Esta é a nova rua de lojas mais cara do mundo. E fica na Europa

CNN , Hanna Ziady
20 nov, 19:50
Nova Iorque (Michael M. Santiago/Getty Images)

São precisos 20 mil euros para se arrendar um metro quadrado na Via Monte Napoleone, em Milão. A fechar o top três está New Bond Street, em Londres

A Via Monte Napoleone, em Milão, ultrapassou a Quinta Avenida de Nova Iorque e tornou-se a rua comercial mais cara do mundo, marcando a primeira vez que uma cidade europeia lidera a classificação.

As rendas na rua, situada no coração da capital financeira de Itália, aumentaram 11% nos últimos 12 meses, para 20.000 euros (21.094 dólares) por metro quadrado, uma vez que a procura ultrapassou a oferta, de acordo com um relatório divulgado na quarta-feira pelo grupo imobiliário Cushman & Wakefield.

Em comparação, as rendas na parte mais cara da Quinta Avenida de Nova Iorque, que abrange as ruas 49 a 60, mantiveram-se estáveis pelo segundo ano consecutivo, a 19.537 euros por metro quadrado.

Para além dos dois primeiros lugares, a New Bond Street, em Londres, ultrapassou a Tsim Sha Tsui, em Hong Kong, para ficar em terceiro lugar, com rendas de 17.210 euros por metro quadrado. A icónica Avenue des Champs Élysées, em Paris, ficou em quinto lugar, com 12.519 euros por metro quadrado.

A Via Monte Napoleone “é muito curta em comparação com a Quinta Avenida, a New Bond Street ou os Champs Élysées”, o que ajuda a aumentar as rendas, disse Thomas Casolo, diretor de retalho da Cushman & Wakefield para Itália, que vê espaço para novos aumentos das rendas como resultado. “O espaço é muito escasso”, explica à CNN.

A loja Gucci na Quinta Avenida, em Nova Iorque, vista em março de 2024. Michael M. Santiago/Getty Images

Agora no seu 34º ano, o relatório acompanha as rendas em 138 destinos de retalho líderes a nível mundial. Estas localizações enfrentam uma elevada procura de espaço e uma oferta limitada, mesmo num mercado de retalho difícil, de acordo com Robert Travers, diretor de retalho para a Europa, Médio Oriente e África da Cushman & Wakefield.

As marcas de luxo e do mercado de massas “estão a duplicar as suas lojas físicas nas localizações de topo, uma vez que a concorrência pela atenção do consumidor leva à necessidade de uma experiência de compra superior e de uma montra de produtos”, afirmou. Como resultado, as taxas de desocupação são “excecionalmente baixas”, o que se traduz em rendas caras.

Em abril, a empresa-mãe da Gucci, a Kering, pagou 1,3 mil milhões de euros (1,4 mil milhões de dólares) para adquirir um edifício na Via Monte Napoleone a uma filial da Blackstone. No ano passado, a Chanel e a Gucci também abriram novas lojas nesta rua, que conta com a Hermès, Versace, Cartier, Bottega Veneta e Celine entre os seus outros residentes.

Os desenvolvimentos refletem um boom mais amplo no turismo de luxo em Milão, que acolhe uma das maiores semanas de moda anuais do mundo, bem como uma Semana de Design centrada no mobiliário e no design de interiores.

Muitas personalidade com elevado património líquido também se mudaram para a cidade, atraídos por regras de migração simplificadas e incentivos fiscais generosos, de acordo com um relatório deste ano da Henley & Partners, que ajuda os ricos a migrar.

Os 10 locais de compras mais caros do mundo, por renda por metro quadrado, segundo a Cushman & Wakefield:

  1. Via Monte Napoleone, Milão
  2. Upper Fifth Avenue (ruas 49 a 60), Nova Iorque
  3. New Bond Street, Londres
  4. Tsim Sha Tsui, Hong Kong
  5. Avenue des Champs Élysées, Paris
  6. Ginza, Tóquio
  7. Bahnhoftstrasse, Zurique
  8. Pitt Street Mall, Sydney
  9. Myeongdong, Seul
  10. Kohlmarkt, Viena

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