Mota seguia o parlamentar antes de parar e um dos ocupantes sair para disparar à queima-roupa
Um deputado queniano foi morto esta quarta-feira em plena luz do dia na capital do país, Nairobi.
De acordo com a agência Reuters, que cita a Citizen TV, uma televisão nacional, o parlamentar foi morto após vários tiros terem sido disparados de uma mota.
O deputado em questão é Charles Were, representante de Kasipul, um círculo eleitoral no oeste do país. Acabou por ser morto a tiro às 19:30 locais (menos duas horas em Portugal Continental) "por dois homens armados que o seguiam numa mota".
Um dos atacantes saiu então da mota e disparou sobre o homem à queima-roupa, sempre de acordo com a Citizen TV, que refere que o motorista do deputado sobreviveu ao ataque.
O óbito de Charles Were foi declarado já no hospital, para onde foi levado de urgência para receber cuidados médicos que se revelaram infrutíferas.
O deputado era do partido ODM, da oposição, que é liderado pelo veterano Raila Odinga, e que perdeu nas últimas eleições legislativas, em 2022, para William Ruto.
Raila Odinga continua a negar o resultado dessas eleições, defendendo alegadas irregularidades, o que não o impediu de fazer um acordo com o governo para responder aos problemas no Quénia.