Pyongyang diz que disparou um Hwasong-15, o seu segundo míssil com maior alcance

Agência Lusa , MM
19 fev 2023, 10:49
Parada militar em Pyongyang, 9 de fevereiro de 2023. Foto: KCNA via AP

Departamento Geral de Mísseis lançou o engenho desde o aeroporto internacional de Sunan, em Pyongyang, diz agência noticiosa estatal

Os ‘media” da Coreia do Norte anunciaram este domingo que o míssil balístico intercontinental (ICBM) que o regime lançou no sábado foi um Hwasong-15, o míssil com segundo maior alcance potencial do seu arsenal e que utilizou pela primeira vez em 2017.

O Exército norte-coreano realizou um “lançamento repentino” do míssil e que disparou de um ângulo muito pronunciado, segundo a agência KCNA.

O Departamento Geral de Mísseis lançou o engenho desde o aeroporto internacional de Sunan, em Pyongyang, explica o texto da agência noticiosa estatal.

O ensaio, que ocorreu às 17:22 de sábado (hora local), “foi organizado de forma repentina sem aviso prévio”, com base “numa ordem de emergência emitida na madrugada de 18 de fevereiro”.

Segundo a KCNA, o projétil percorreu 989 quilómetros durante 1.015 segundos (uma hora e seis minutos) e alcançou um apogeu de 5.768,5 quilómetros, dados que coincidem as revelações no sábado dos exércitos sul-coreano e japonês.

A Coreia do Norte apenas tinha testado o Hwasong-15 uma vez, em novembro de 2017 e em plena escalada de ameaças verbais entre Pyongyang e o então Presidente dos EUA, Donald Trump.

O texto da agência noticiosa norte-coreana também argumenta que “as ameaças militares”da Coreia do Sul e dos EUA “estão a ficar muito sérias, ao ponto de não poderem ser ignoradas”.

Na sexta-feira, Pyongyang ameaçou com uma resposta “sem precedentes” às manobras militares anuais de primavera que Seul e Washington começaram a preparar para março, e que o regime qualificou de “preparativos para uma guerra de agressão”.

Na próxima semana, os exércitos sul-coreano e norte-americano também realizam um exercício teórico no Pentágono que simula um ataque nuclear de Pyongyang.

Em 2022, a Coreia do Norte realizou um número recorde de lançamento de mísseis, cerca de meia centena, em muitos casos em resposta a manobras conjuntas dos dois aliados e ao reforço da presença estratégica dos EUA na península.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados