Turquia e Rússia acordam pagamento parcial do gás natural em rublos

5 ago 2022, 18:33
Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin em 2021 (Kremlin Pool Photo via AP)

Vladimir Putin também agradeceu a Recep Tayyip Erdogan pelo papel desempenhado na negociação dos acordos para a exportação de cereais ucranianos

Os presidentes da Turquia e da Rússia acordaram esta sexta-feira o pagamento parcial do gás russo em rublos, anunciou o vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, citado pela Tass.

“Na primeira fase, parte dos fornecimentos será paga em rublos. Esta é de facto uma nova fase, uma nova oportunidade, inclusive para o desenvolvimento das nossas relações monetárias e financeiras", disse o responsável.

Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin estiveram reunidos durante mais de quatro horas em Sochi, reporta a RIA Novosti. O chefe de Estado russo agradeceu ao homólogo de Ancara pelo papel desempenhado na negociação dos acordos para a exportação de cereais ucranianos, e disse que os europeus deveriam estar agradecidos a Erdogan pela construção do gasoduto TurkStream, “uma das mais importantes artérias de fornecimento de gás russo à Europa”.

Putin e Erdogan discutiram também a construção da central nuclear de Akkuyu, um projeto desenvolvido em conjunto pelos dois países e que deverá ser completado no próximo ano, e reiteraram o seu compromisso com a soberania, integridade territorial e unidade nacional da Síria e da Líbia.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados