Líderes do G7 trocam piadas sobre Putin durante almoço. "Vamos exibir-nos a montar a cavalo sem camisa"

CNN Portugal , HCL
26 jun 2022, 14:16
Cimeira dos líderes do G7

Boris Johnson sugeriu tirarem os casacos. Trudeau acrescentou que os líderes iriam ter a "exibição de montar a cavalo sem camisa", referindo-se à famosa foto de Putin a cavalo

Os líderes do G7 aparentemente gozaram com a imagem de "durão" de Vladimir Putin durante o almoço no primeiro dia de cimeira na Alemanha, brincando sobre se deveriam despir-se em mangas de camisa - ou ainda menos, relata a AFP.

"Casacos vestidos? Casacos fora? Tiramos os nossos casacos?" perguntou Boris Johnson enquanto se sentava à mesa no pitoresco Castelo Elmau da Baviera, onde o Chanceler Olaf Scholz está a acolher a cimeira das sete economias mais poderosas.

Os líderes - do Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e também da União Europeia - ponderaram o dilema. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, sugeriu "vamos esperar" pela fotografia oficial antes de o estragarmos, mas depois Johnson interrompeu, salientando "temos de mostrar que somos mais duros que Putin" e a piada continuou a rolar.

"Vamos exibir-nos a montar a cavalo sem camisa", disse Trudeau, referindo-se à famosa foto de Putin tirada em 2009, onde o presidente russo aparece montado sem camisa num cavalo. "A equitação é o melhor", disse a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

Putin monta a cavalo durante sessão fotográfica /AP

Os líderes acabaram por posar - de casacos vestidos - para as fotografias antes de os repórteres serem expulsos da sala, deixando o debate das roupas atrás de portas fechadas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados