PSP faz operação em Lisboa, Porto, Aveiro e Portalegre por burlas e roubos a idosos

Agência Lusa , BC
11 jul 2022, 07:57
Polícia

Operação visa cumprir 44 mandados de busca e 18 mandados de detenção por crimes de burlas qualificadas, roubos, furtos e recetação de material de proveniência ilícita

A PSP está na manhã desta segunda-feira a desenvolver uma operação em Lisboa, Porto, Aveiro e Portalegre que envolve dezenas de buscas e 18 mandados de detenção por crimes de burla qualificados e roubos a idosos.

Em comunicado, a PSP explica que a operação - “Sanakay” –, levada a cabo pela divisão de investigação criminal do Comando Metropolitano de Lisboa, envolve cerca de 150 elementos policiais, contando igualmente com o apoio da GNR nas áreas da sua competência territorial.

No total, a operação visa cumprir 44 mandados de busca e 18 mandados de detenção por crimes de burlas qualificadas, roubos, furtos e recetação de material de proveniência ilícita.

“A operação denominada 'Sanakay' desenvolve-se nas áreas de Lisboa, Porto, Aveiro e Portalegre, dada a maior incidência dos ilícitos e a dispersão geográfica dos suspeitos”, explica a nota.

A PSP acrescenta que os suspeitos atuam sobretudo junto da população mais idosa, aproveitando-se das suas vulnerabilidades para conquistarem a sua confiança, fazendo-se passar por funcionários da Segurança Social e de centros de saúde para conseguir aceder às residências, de onde levaram sobretudo ouro e dinheiro.

Até ao momento foram investigadas mais de meia centena de situações.

A PSP remete para mais tarde mais informações sobre esta operação.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados