PSP deteve 10 estrangeiros por associação a burlas qualificadas e crime económico

Agência Lusa , CE
3 fev 2023, 00:13
PSP

Foram ainda apreendidos mais de 100 componentes informáticos

A operação da PSP na área metropolitana de Lisboa dirigida a "um grupo criminoso” associado a burlas qualificadas e crimes económicos e financeiros terminou com dez detidos, de nacionalidade estrangeira, adiantou hoje à Lusa fonte policial.

Em declarações à Lusa, o comissário da PSP André Teixeira revelou que foram apreendidos mais de 100 componentes informáticos.

No seguimento da operação, houve também apreensão efetiva de dinheiro virtual, embora ainda não tenha sido quantificado o valor, pois as perícias informáticas continuam a decorrer, explicou.

Numa atualização da operação à Lusa, a mesma fonte referiu que o número de detidos subiu de nove para dez, sendo oito homens e duas mulheres, entre os 20 e os 35 anos, todos de nacionalidade brasileira.

Antes, o comissário André Teixeira tinha referido que a operação policial na área metropolitana de Lisboa era para cumprimento de oito mandados de busca domiciliária e cinco mandados de busca não domiciliária.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa tinha adiantado que a operação policial foi realizada em colaboração com o Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Lisboa.

Na nota, a PSP referiu que a operação “relacionada com criminalidade associada a burlas qualificadas e crimes económicos e financeiros, incide maioritariamente em Lisboa e na margem Sul do Tejo”.

Segundo a autoridade policial, o “grupo criminoso” operava através de “uma falsa empresa corretora de ações na bolsa”, que tinha como único propósito “burlar os seus clientes e despojá-los do dinheiro investido”.

Os suspeitos devem ser presentes esta sexta-feira perante um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, acrescentou André Teixeira.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados