Ordem denuncia 70 falsos psicólogos ao Ministério Público só este ano

3 dez 2022, 10:05
Depressão

REVISTA DE IMPRENSA: O número tem vindo a crescer: em 2021, foram feitas 54 denúncias, e, em 2020, foram feitas 11

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) já denunciou 70 falsos psicólogos, por usurpação de título profissional, só este ano, ao Ministério Público. Um número que tem vindo a crescer: em 2021, foram feitas 54 denúncias, e, em 2020, foram feitas 11. São números avançados pelo Jornal de Notícias (JN), este sábado.

Em causa, avança o JN, estão pessoas que se denominam como psicólogos, apesar de não estarem inscritos na Ordem, mas também profissionais que exercem e praticam atos do foro da psicologia, sem estarem habilitados a fazê-lo. Também há casos do “exercício ilegal da psicologia, por pessoas que não terminaram o curso ou que nunca ingressaram na Ordem. De acordo com o bastonário da OPP, há ainda casos de “pessoas que acham que têm muito jeito para os outos e passam a intitular-se ‘lifecoaches’”.

“Muitas vezes são consultores, sem formação em psicologia. Vêm de outras áreas como a gestão, a economia e o direito e fazem formação em coaching durante uns fins de semana”, descreve Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da OPP.

A Ordem acredita que as denúncias por usurpação de funções podem continuar a crescer, porque a população está mais consciente da importância de um psicólogo e, por isso, mais capaz de “distinguir o trigo do joio”.

O bastonário alerta que a dificuldade no acesso aos serviços de saúde pode empurrar as pessoas para o engano e defende que, “se fosse mais fácil aceder a profissionais de referência, se calhar havia menos espaço para estas atividades paralelas.

Muitas das queixas chegam através de verdadeiros psicólogos e são comunicadas pelos doentes. Mas há também outros caminhos que denunciam estas más práticas, como a publicidade nas redes sociais.

 

Mais Lidas

Patrocinados