PS Braga avalia pedido de recontagem após perder por 276 votos para o PSD

14 out, 11:50
José Luís Carneiro, do Partido Socialista, em campanha em Braga (Lusa/ Tiago Petinga)

Diferença de 276 votos ditou eleição do social-democrata João Rodrigues para a Câmara Municipal

O PS Braga está a avaliar pedir a recontagem de votos no concelho após ter perdido contra o PSD por uma diferença de 276 votos ou 0,26 pontos percentuais. Segundo fonte oficial da distrital bracarense, os socialistas “mantêm em aberto acionar todos os mecanismos legais ao seu dispor para aferir, com maior detalhe e pormenor, a eventual existência de erros, omissões e inconsistências”. 

Trata-se, refere a mesma fonte, “de uma diligência habitual, sempre que a distância entre as duas candidaturas justifica uma reapreciação cuidadosa e detalhada, de forma que não subsistam nenhumas dúvidas e se reforce a segurança e a certeza dos resultados apurados”. 

O PS-Braga afirma reconhecer o resultado eleitoral, “em estrito e absoluto respeito pela democracia e pela vontade expressa nas urnas” e que esse reconhecimento “ficou patente no cumprimento e na saudação transmitidas, ainda na noite eleitoral, pelo Presidente do PS-Braga, Pedro Sousa, ao líder da coligação Juntos por Braga, João Rodrigues”.

A intenção do PS-Braga foi anunciada durante esta manhã em que, por todo o país, se realizam assembleias de apuramento final dos votos que prosseguirão nos próximos dias. Será “no decorrer desse processo”, que os socialistas decidirão se vão apresentar, ou não, junto do juiz competente, pedidos formais de recontagem de mesas eleitorais.

“O PS aceitará, com absoluto respeito e elevação, a expressão dos resultados, qualquer que seja o desfecho final”, sublinha a mesma fonte.

Partidos

Mais Partidos