Perto de um milhar de professores cortam a principal avenida de Viana do Castelo

Agência Lusa , BC
20 abr 2023, 18:32
Greve de professores (Nuno Veiga/Lusa)

Protesto foi convocado pela plataforma de nove sindicatos que inclui a Fenprof e a FNE

Perto de um milhar de professores em protesto cortaram esta quinta-feira o trânsito durante uma hora a principal avenida de Viana do Castelo numa manifestação pela escola pública.

O protesto, convocado pela plataforma de nove sindicatos que inclui a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE), começou a partir das 15:00 no largo da estação de comboios da capital do Alto Minho.

Às 16:00, os docentes de escolas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo iniciaram um desfile pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, onde o trânsito parou durante uma hora.

O desfile terminou na Praça da Liberdade onde, às 17:45, os professores decidiram sentar-se no chão para cumprir um momento de silêncio de seis minutos, seis segundos e 23 centésimos, o tempo que, dizem, simboliza os anos de serviço que não foram pagos.

A greve de professores por distrito chegou hoje a Viana do Castelo, com dezenas de professores a apelarem para que o Governo os escute e a pedirem “socorro” ao Presidente da República.

“O senhor Presidente da República tem, neste momento, a chave para parte dos problemas que estão a assolar a educação. Tem um diploma que, se vetar, pode tirar um pouco do pântano em que estamos mergulhamos. Se o diploma fosse, eventualmente, aprovado teríamos entre 20 e 30 mil professores desterrados”, afirmou Paulo Cunha um dos docentes que se concentraram em protesto junto à escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires.

Relacionados

Educação

Mais Educação

Mais Lidas

Patrocinados