Inundações e quedas de árvores. Proteção Civil registou 83 ocorrências em Portugal continental até às 07:00

Agência Lusa , AM
19 out 2022, 08:17

Distritos de Braga, Porto e Aveiro foram os mais afetados

A Proteção Civil registou entre as 18:00 de terça-feira e as 07:00 desta quarta-feira 83 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, disse à Lusa o comandante José Costa.

O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu, cerca das 07:15, que naquele período os distritos de Braga, Porto e Aveiro foram os mais afetados.

“Entre as 18:00 de ontem [terça-feira] e as 07:00 de hoje foram registadas 83 ocorrências. Trinta e quatro foram quedas de árvores, 22 inundações, 14 limpezas de via, 10 quedas de estruturas e três de movimento de massas”, adiantou José Costa, acrescentando que não se registou nenhuma ocorrência grave.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Porto e Braga sob aviso vermelho até às 09:00 de hoje devido à previsão de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas de vento.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.

O IPMA colocou também os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à chuva até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 21:00.

Para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga foi emitido aviso laranja por causa do vento, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas, passando depois a amarelo.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas de vento.

Sob aviso amarelo por causa do vento vão estar os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 12:00 de hoje, e depois entre as 06:00 e as 15:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 04 a 05 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste entre as 03:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados